Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Projeto do Botafogo em 2012 está pautado na vaga à Libertadores

Caso não consiga a vaga, clube carioca deverá perder alguns atletas importantes e até o treinador

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

Fernando Soutello/Divulgação AGIF
Jogador pode ser negociado, caso time não garanta a vaga à Libertadores de 2012
O ano ainda não acabou para o Botafogo, mas enquanto o clube disputa o título do Campeonato Brasileiro e uma vaga na próxima Copa Libertadores, o planejamento para 2012 já começa a ser traçado. E a definição sobre a permanência de alguns jogadores passa justamente pelo resultado final do time no torneio nacional. Caso consiga terminar entre os quatro primeiros, com a vaga na Libertadores, a equipe projeta formar um elenco forte para a competição.

Leia mais: Botafogo é o 3º colocado no Brasileirão. Veja a tabela atualizada

As duas principais definições estão na defesa. O lateral-esquerdo Cortês, que será adquirido em definitivo pelo clube no final da temporada, já recebeu várias sondagens de times europeus. Napoli, da Itália, Lyon, da França e outras equipes procuraram o Nova Iguaçu, que ficará com 50% dos direitos econômicos do atleta, para uma possível negociação. Qualquer acordo só deve acontecer, caso o time fique fora do torneio internacional.

O jogador comentou o interesse de alguns times europeus. "Tenho acompanhado as notícias sobre possíveis interesses, mas não me preocupo com isso. Estou focado no Botafogo, que é o clube que me deu visibilidade. Estou preocupado em continuar aqui e ajudar no Brasileirão. Vou deixar meu empresário resolver essas coisas", disse o lateral-esquerdo do Botafogo.

Veja também: Mattos diz que ficou no Botafogo por crer no título brasileiro

Outra situação que passará pela confirmação da vaga é em relação ao zagueiro Fábio Ferreira. O contrato do jogador com o Botafogo vence no final deste ano, mas já existe um acordo para a extensão por um período maior. Porém, o atleta também desperta interesse de alguns clubes de fora do país, principalmente pelo fato de poder sair sem custo. Por isso, a vaga é vista como determinante para que o zagueiro aceite a renovação e fique em General Severiano.

Veja mais: Com lesão no tornozelo, Lucas Zen para por até quatro semanas

Atletas emprestados
Além de Cortês e Fábio Ferreira, jogadores que estão emprestados ao time carioca também só devem continuar se a equipe carioca terminar no G4. O meia Everton, que está emprestado pelo Tigres, do México, já confirmou o desejo de se transferir em definitivo para o Botafogo. O contrato do jogador com a equipe carioca vence no final deste ano. O meia Felipe Menezes, emprestado pelo Benfica até julho, permanece mesmo sem a vaga.

Leia também: Loco Abreu e Victorino são liberados de amistoso do Uruguai

Caio Júnior
Até mesmo a permanência do treinador não é certa para 2012. Apesar de não falar abertamente sobre o tema, com propostas do mundo árabe, Caio Júnior só deve continuar com a classificação confirmada. O técnico sabe que o desgaste com a torcida seria grande se o time ficasse de fora da Libertadores na reta final. Mesmo com a vaga, o treinador ainda irá pesar se segue no futebol brasileiro ou se volta para o mercado internacional.

Entre para a Torcida Virtual e comente o planejamento do clube para 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG