Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Principal título da história do Atlético-MG completa 40 anos

Conquista do Campeonato Brasileiro de 1971 ainda é o feito mais expressivo do clube mineiro

Frederico Machado, iG Belo Horizonte |

A segunda-feira é uma data histórica para a torcida do Atlético-MG. Há exatos quarenta anos, o time mineiro alcançava o título mais importante de todos seus 103 anos: o Campeonato Brasileiro de 1971. Uma geração privilegiada, que selou com um gol de cabeça de Dario a conquista do mais relevante torneio do país. De lá para cá, nenhum outro time atleticano conseguiu feito de tamanha importância.

Mercado da bola: veja as principais transferências do futebol brasileiro

O Atlético-MG é o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro, disputado em 1971. O time mineiro chegou como "azarão" ao triangular final, que contou também com as presenças de Botafogo e São Paulo. Com duas vitórias sobre os rivais, levantou o caneco em pleno Maracanã comandado por Telê Santana.

Leia também: Atacante Danilinho negocia retorno ao Atlético-MG

A jogada mais lembrada daquela conquista foi no jogo contra o Botafogo. Humberto Ramos penetrou pela esquerda e cruzou para o lendário Dario "Peito de Aço" fazer o que mais sabia: subir no terceiro andar para assinalar de cabeça. Dadá terminou o Brasileirão de 1971 como artilheiro, depois de balançar as redes em 15 oportunidades.

O time mineiro entrou em campo com a seguinte escalação na decisiva partida contra o Botafogo: Renato, Humberto, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei, Humberto Ramos, Ronaldo e Lola (Spencer); Dario e Tião

Vices
Depois dessa conquista, o Atlético-MG bateu na trave em três oportunidades. A brilhante geração de  João Leite, Cerezo e Reinaldo ficou em segundo lugar em 1977, depois de perder o título nos pênaltis para o São Paulo em um Mineirão lotado, e em 1980, em um embate histórico contra o Flamengo de Zico.

Em 1999, o time comandado pelos atacantes Guilherme e Marques não conseguiu superar o Corinthians na final e ficou novamente com o vice-campeonato.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG