Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Primeiro adversário do Inter ficou 32 anos fora da elite estadual

Cruzeiro de Porto Alegre tenta se reafirmar no futebol gaúcho e estreia contra o Inter, domingo, 17 horas

Gabriel Cardoso, iG Porto Alegre |

O Cruzeiro de Porto Alegre será o primeiro adversário do Inter no Campeonato Gaúcho. Os times se enfrentam neste domingo, 17 horas, no estádio da Ulbra, na cidade de Canoas. O adversário vermelho é um clube tradicional no futebol do Rio Grande do Sul, e está voltando à elite estadual após 32 anos.

“Depois de muito esforço conseguimos voltar. O objetivo neste ano é permanecer na Série A para que o Cruzeiro volte a se firmar”, diz Dirceu de Castro, presidente do clube.

A situação curiosa é que mesmo muito tempo afastado da elite gaúcha, o Cruzeiro nunca foi rebaixado. Por problemas financeiros, o clube licenciou-se em 1979, e por isso perdeu a vaga no campeonato.

“Quando se está fora é muito difícil voltar. Agora que chegamos fica tudo mais fácil, especialmente na questão de arrecadar recursos”, conta o presidente.

Conhecido como “Estrelado”, o clube foi a terceira força do futebol gaúcho durante o início do século passado. O Cruzeiro foi campeão citadino de Porto Alegre em 1918, 1921 e 1929, e conseguiu o título estadual em 1929. No fim da década de 70, o clube passou por dificuldades financeiras e fechou as portas. Retomando as atividades em 1991. Em 2010 o Cruzeiro venceu a Segundona Gaúcha e garantiu o direito de voltar à elite do futebol estadual.

Nos próximos anos, o clube deixará de representar a capital gaúcha. Uma nova sede e um novo estádio estão sendo construídos na cidade de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. A ideia é criar uma identidade com o público local, e então alavancar a projeção do Cruzeiro.

A nova arena ficará pronta em maio de 2012 e terá capacidade para 15 mil torcedores. Ainda serão construídos cinco campos de treinamento no mesmo complexo. O Estrelão, atual casa do time, tem capacidade de apenas 3 mil, e não pode receber os jogos de maior porte, como os com a dupla Gre-Nal.

Divulgação
Cruzeiro conseguiu voltar para o Gauchão depois de vencer a Segundona estadual em 2010

Time mistura a base de 2010 com mais de 10 contratações

Armando Desessards é o atual técnico do clube. Ele vai comandar um grupo de jogadores jovens, onde a maioria nunca disputou o Campeonato Gaúcho. A base de 2010 foi mantida e mais de 10 reforços foram contratados.

“Estamos com uma motivação enorme. Se conseguirmos impor o nosso jogo, dá para pensar em um resultado positivo contra o Inter”, diz Desessards.

O time deve estrear com Fábio; Márcio, Léo, Paulo Paraíba e Zadda; Alberto, Faísca, Léo Maringá e Diego Torres; Jô e Mauro (Adriano). O meia-atacante Léo Maringá, de 31 anos, é apontado como o grande reforço. Ele foi revelado pela Ponte Preta-SP, e já teve passagens por Espanha, Paraguai, Chile, e República Tcheca, além de vários outros clubes brasileiros. O zagueiro Léo, o meia-atacante Diego Torres e o atacante Adriano foram os destaques da temporada passada e seguem no time.

Leia tudo sobre: InternacionalCampeonato Gaúcho 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG