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Prestes a desnudar gata da TV, site dá dicas para o Palmeiras

NakeIt, que quer fazer ensaio nu de apresentadora, ensina como ter sucesso com crowdfunding

Francisco De Laurentiis, iG São Paulo |

Reprodução
Segundo criador do NakeIt, site deve conseguir 100% do dinheiro para desnudar Pietra Príncipe
A novela foi longa, mas finalmente o volante Wesley foi confirmado como reforço do Palmeiras . Após conseguir um investidor para bancar o negócio com o Werder Bremen-ALE, o clube apresentou o jogador nesta terça , na Academia de Futebol. Apesar da boa notícia, o time testemunhou nos últimos dias o fracasso de sua campanha de crowdfunding, que arrecadou um bom valor (R$ 832.600,00), mas foi apenas 4% do necessário para fechar com o atleta: R$ 21.377.300,00. Fazendo sucesso na internet, o site nakeit.com, que busca doações de internautas para produzir ensaios nus, ensina ao clube os atalhos do campo para ter mais sucesso em uma próxima empreitada de crowdfunding.

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"Acredito que o grande entrave para o sucesso da campanha [de Wesley] foi o valor de R$ 21 milhões. Se analisarmos o site mais famoso de crowdfunding do mundo [kickstarter.com], veremos que esse valor está muito acima de todos os grandes cases de sucesso que ocorreram lá até hoje. Talvez o MOP [empresa que fez a campanha de Wesley] tenha que focar em jovens talentos, revelações do futebol, para chegar em valores mais acessíveis para arrecadação", opina ao iG Daniel Mattos, sócio-criador do nakeit.com. Para a estreia de seu site, Mattos escolheu a apresentadora Pietra Príncipe, do canal "Multishow", e já conseguiu 21,15% do necessário para tirar a roupa da musa: R$ 300 mil.

"Escolhemos a Pietra Príncipe para propor o primeiro ensaio, pois precisávamos de uma grande estreia no NakeIt para não passarmos em branco. Porém, a ideia do projeto é fazer um crowdfunding que dê oportunidade para que pessoas comuns possam ganhar dinheiro com seu ensaio nu. Sabemos que as maiores fantasias estão em pessoas que convivem dentro do nosso ciclo social: vizinhas, colegas de trabalho, etc. Pra mim essa é a grande diferença: enquanto o MOP está arrecadando dinheiro para trazer grandes estrelas, a nossa ideia é trabalhar com pessoas comuns", completa. Assim como fizeram MOP e Palmeiras , o NakeIt criou campanhas na internet e nas redes sociais, e acabou tendo sucesso mesmo com menos visualizações em seus vídeos.

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Pietra Príncipe gravou vídeo sensual para ajudar
A campanha para desnudar a gata da TV ainda vai durar mais 38 dias, tempo suficiente para atingir 100% do valor, segundo Daniel Mattos: "Os números (arrecadados até agora) estão dentro das nossas expectativas, e sabemos que as chances de chegar em R$ 300 mil são bem reais. Segundo nossos cálculos, a arrecadação será dramática e estaremos prestes a fechar a meta nos últimos dias de campanha. É impossível prever se conseguiremos, mas estamos confiantes", afirma. Diferente da campanha palmeirense, na qual a doação mínima era de R$ 100 - alvo da crítica dos torcedores -, o NakeIt tem contribuições de R$ 10, R$ 20, R$ 50, R$ 100, R$ 300 e R$ 8 mil. Caso o internauta escolha a última opção, receberá até uma visita de Pietra Príncipe em casa.

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Apaixonado por futebol, o gaúcho Daniel Mattos também elogia a iniciativa do Palmeiras e da MOP, e revela que até gostaria de fazer igual. "A campanha 'Wesley no Verdão' é fantástica! Eu sou um amante do futebol e sempre sonhei em fazer algo parecido para ajudar o meu time do coração [ Internacional ] e, consequentemente, ser uma pessoa mais feliz. O grande sonho seria contratar Nilmar ou Alexandre Pato . Mas acredito que um jogador em fim de carreira fosse mais viável, como o zagueiro Lúcio ", comenta.

MOP diz que campanha por Wesley foi sucesso
Os fatos sobre o campanha "Wesley no Verdão" criam opiniões diversas sobre a ação. De um lado, a empresa MOP conseguiu o maior valor já registrado em uma ação de crowdfunding via internet no Brasil (campanhas por telefone já haviam juntado valor maior ) -  e suficiente para bancar quase três ensaios nus de Pietra Príncipe. Por outro, o valor arrecadado foi muito baixo: apenas cerca de 4% do necessário para pagar o Werder Bremen. Números à parte, o MOP vê a ação como sucesso, já que inseriu o crowdfunding no contexto do futebol brasileiro.

"Não consideramos (o resultado) uma decepção, muito pelo contrário. Durante a campanha, o site da MOP foi acessado 1,8 milhões de vezes e tivemos uma média de 37 mil visitas por dia, com mais de 3 minutos de permanência no site. Esses números são expressivos, superiores ou parecidos a grandes portais de esportes. É importante destacar que o MOP é uma plataforma democrática, cujo objetivo é permitir o engajamento da torcida no esforço de contratação de grandes jogadores", relata ao iG Felipe Andrade, sócio-fundador da MOP. Andrade também crê que as ações de marketing desenvolvidas pela empresa, como os vídeos gravados pelo próprio Wesley e por ídolos como o ex-atacante Evair e o ex-goleiro Marcos, foram benéficos.

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AE
Após longa novela, estreia de Wesley pelo Palmeiras está cada vez mais próxima
"Em termos de divulgação, a campanha foi extremamente eficiente, atingindo quase a totalidade dos torcedores palestrinos. A mídia espontânea obtida foi extraordinária, despertando o debate em torno da operação nos principais meios de comunicação do país. O sucesso de arrecadação de uma campanha depende de inúmeros fatores externos, que determinam a relevância do engajamento dos torcedores. O MOP possui esse caráter democrático, pois é voluntário. Nosso objetivo não é obrigar a participação da torcida, mas permitir que ela avalie a proposta e, se assim desejar, participe do esforço do clube", diz.

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Felipe Andrade, inclusive, revela que sua empresa já prepara novas ações de crowdfunding para a contratação de jogadores. Os atletas e os clubes envolvidos, porém, são mantidos em segredo: "Tivemos, sim, contato com outros clubes, mas, pela prática comercial, não podemos abrir quais foram. O MOP possui negociações com clube no Brasil e no exterior. Divulgaremos novas campanhas assim que todos os acordos entre clubes e jogadores estiverem devidamente selados", afirma.

Crowdfunding: chegou para ficar
Apesar das diferenças entre as campanhas do NakeIt e do MOP, tanto Daniel Mattos quanto Felipe Andrade concordam em uma coisa: as campanhas de crowdfunding via internet chegaram ao Brasil para ficar. No entanto, deixam alertas para o provável boom de novas ações que devem acontecer.

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"O crowdfunding ainda é novo no Brasil, mas já mostrou através de iniciativas bem sucedidas que tem muito futuro no país. Obviamente que muitas empresas serão criadas nesse modelo e quebrarão, mas isso é normal em qualquer mercado", afirma Mattos, que criou o nakeit.com após uma "conversa despretensiosa na mesa de bar", na mesa de um bar, na qual a pergunta "quem é a pessoa que você mais gostaria de ver pelada no mundo?", levou à idealização do site de doações.

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Evair participou da campanha para trazer Wesley
Já Andrade vê no crowdfunding a possibilidade de livrar os times do endividamento com a contratação de reforços: "Acreditamos que estamos vivendo uma nova fase do futebol brasileiro. Os clubes não podem correr o risco de um endividamento irresponsável, razão pela qual devem buscar alternativas de viabilização financeira com parceiros que acreditem no projeto do clube. Os investidores tradicionais podem exigir grandes garantias e comprometer receitas importantes, razão pela qual a busca de apoio com a torcida se torna uma alternativa viável. Obviamente, os clubes precisam valorizar a importância da torcida neste processo, bem como estipular recompensas pelo apoio pautadas em experiências únicas."

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No caso do MOP, os torcedores que doaram ao movimento receberão o dinheiro de volta - já que as doações não alcançaram 100% do valor necessário -, mas, mesmo assim, serão recompensados . A empresa entrou em contato com os doadores para convidá-los a assistir à apresentação do reforço, que será nesta terça-feira, na Academia de Futebol, com direito a sorteio de brindes e pergunta na entrevista coletiva do atleta. Além disso, os palmeirenses também poderão comparecer a dois jogos do time na capital paulista, em uma área especialmente reservada.

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