Um empate, neste sábado, contra o Vitória já faz o time paulista superar as campanhas de 2005 e 2010

A Portuguesa briga pela liderança da Série B ponto a ponto com a Ponte Preta . Neste sábado, enfrenta o Vitória pela 12ª rodada, no estádio Pituaçu, às 16h20 (Brasília), e pode, além de se isolar na ponta, fazer sua melhor campanha do século XXI na segunda divisão.

A equipe paulista soma 23 pontos em 11 jogos. No ano passado e em 2005, tinha o mesmo número na 12ª rodada e precisa de apenas um empate para superar essas campanhas. A pior do século foi em 2006, quando brigou pelo rebaixamento e tinha apenas 12 pontos. Quando subiu, em 2007, havia marcado apenas 17.

No entanto, o time não vai ter vida fácil. Além de perder seu principal atacante, Jael, negociado com o Flamengo, os goleiros Bruno e Lúcio, o volante Ceará, o meia Ananias, e o zagueiro Jaime estão machucados. Mateus também é desfalque, mas por suspensão.

O técnico Jorginho testou Leandro Silva e Renato ao lado de Rogério, que volta de suspensão. No ataque, Luis Ricardo também está liberado para atuar e deve ter a companhia de Ivo.

Outro problema é o jogo ser fora de casa. Longe do Canindé, a Portuguesa só venceu o Vitória duas vezes. Perdeu seis partidas e empatou cinco. O duelo, porém, não será no Barradão, mas em Pituaçu, pois o gramado do estádio rubro-negro passa por reformas.

O técnico Geninho deve promover a estreia do meia Geraldo com a camisa do Vitória. Ele treinou durante a semana, fez gol em coletivo e está pronto para auxiliar Geovanni na armação.

O comandante da equipe baiana fará outras mudanças. O goleiro Fernando volta à meta no lugar de Felipe Alves, que tomou quatro gols do Goiás na última sexta-feira. O lateral direito Nino Paraíba e o volante Rodrigo Mancha voltam à equipe. Gabriel faz a zaga com Maurício, pois Alison está suspenso. No ataque, o uruguaio Pablo Pereira pode fazer sua estreia.

Em sétimo lugar com 17 pontos, o Vitória pode entrar no G-4 pela primeira vez, mas Geninho sabe que não será fácil. "Nós tivemos essa possibilidade contra o Goiás (perderam por 4 a 1) e não entramos. Agora temos o jogo mais difícil até aqui. Vamos jogar contra a líder. Um jogo complicado, mas gostoso de jogar", ponderou ao Correio da Bahia .

Veja as pontuações da Portuguesa na Série B no século XXI após 12 rodadas:

2003 - 16 pontos
2004 - 15 pontos
2005 - 23 pontos
2006 - 12 pontos
2007 - 17 pontos
2009 - 21 pontos
2010 - 23 pontos

FICHA TÉCNICA
VITÓRIA X PORTUGUESA

Local: estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Horário: 16h20
Data: 23 de julho de 2011
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Pedro Santos de Araújo

VITÓRIA: Fernando; Nino Paraíba, Gabriel, Maurício e Fernandinho; Rodrigo Mancha, Zé Luís, Geovanni e Geraldo; Marcelo (Pablo Pereira) e Neto Baiano
Técnico: Geninho

PORTUGUESA: Wéverton; Luís Ricardo, Rogério, Leandro Silva (Renato) e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Marco Antônio e Henrique; Ivo e Edno
Técnico: Jorginho

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.