Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Portuguesa empata com Sport e comemora título inédito da Série B

Equipe paulista vai a 72 pontos e, sem poder mais ser alcançada pelo Náutico, comemora título nacional pela primeira vez

Levi Guimarães, iG São Paulo |

AE
Edno comemora o título antecipado da Série B
A Primeira Divisão não é novidade para a Portuguesa. Mas em 2012, pela primeira vez, o time do Canindé chegará à elite do futebol brasileiro com a moral de campeão da Série B. Um campeão indiscutível que, nesta terça-feira, diante de quase 13 mil torcedores, garantiu matematicamente o título ao empatar com o Sport por 2 a 2.

Empate deixa Portuguesa com dez pontos de vantagem sobre Náutico. Veja a classificação da Série B

O resultado levou a equipe paulista aos 72 pontos em 35 rodada. No Recife, o vice-líder Náutico venceu o Grêmio Barueri e chegou a 62 pontos. Assim, restando três jogos, e com um saldo de gols de 36 contra 12 do rival, a Portuguesa pôde comemorar o primeiro título nacional de sua história.

A conquista, porém, não veio com a tranquilidade que a fanática torcida esperava no Canindé. Logo aos três minutos de jogo, os visitantes abriram o placar com Montoya, após cobrança de escanteio de Marcelinho Paraíba. Apesar de dominar o restante da primeira etapa, a Portuguesa só conseguiria seus gols no 45 minutos finais.

O empate veio aos 14 minutos do segundo tempo, com Marco Antônio, e a virada aos 28, com Luis Ricardo. Dois gols que levaram a torcida ao delírio, iniciando os gritos de "é campeão", de "olé" e de "muito orgulho e muito amor" pela Portuguesa. O Sport ainda voltou a empatar, aos 34, com Robston. Mas isso não importava mais. O empate, afinal, foi o suficiente para a Portuguesa comemorar o título inédito em casa.

Com o título confirmado, a Portuguesa tem mais três rodadas para tentar melhorar ainda mais os números de sua campanha na Série B 2011. O próximo compromisso, no próximo sábado, é contra o Vila Nova, em Goiânia. O Sport, por sua vez, continua lutando pelo acesso e tem um confronto direto já na sexta-feira, contra o Americana, na Ilha do Retiro, no Recife.

Relembre na galeria as imagens da campanha campeã da Portuguesa na Série B 2011.

O jogo

Logo aos três minutos de jogo, o otimismo da torcida que lotava o estádio do Canindé sofreu um baque. Após escanteio cobrado por Marcelinho Carioca, a bola sobrou para Gabriel. Ele conseguiu tocar para o zagueiro Montoya, que chutou de primeira e abriu o placar para os visitantes pernambucanos.

Em desvantagem no placar, a Portuguesa foi atrás do domínio do jogo e até conseguiu controlar a posse de bola. No entanto, isso não se refletia em chances reais de gol. Aos 12 minutos, por exemplo, um chute de Edno da entrada da área foi direto para fora, sem perigo. Em outras ocasiões, o final da jogada foi semelhante ou a defesa pernambucana conseguiu afastar o perigo antes mesmo da conclusão.

O cenário permaneceu pouco inalterado até os 30 minutos, quando Leandro Silva teve boa oportunidade de cabeça, após cobrança de escanteio de Marcelo Cordeiro. A bola, porém, saiu pouco acima do travessão do gol defendido por Magrão. Dois minutos depois, foi o Sport quem teve boa oportunidade para ampliar. Marcelinho Paraíba cobrou falta e exigiu boa defesa de Weverton.

Gazeta Press
O veterano Marcelinho Paraíba disputa bola na partida do Sport contra a Portuguesa

Para encerrar o primeiro tempo, Marco Antônio teve duas boas chances. Na primeira, aos 41, em cobrança da entrada da área, que ele bateu no travessão. Pouco depois, aos 44, ele chutou de primeira após confusão na área e a bola saiu à esquerda de Magrão, muito próxima à trave, assustando o goleiro pernambucano.

Na etapa final, os anfitriões aumentaram ainda mais seu domínio. Mas, como no primeiro tempo, encontravam muitas dificuldades para concluir com perigo para Magrão. A situação só mudou aos 14 minutos. Se o toque de bola e as infiltrações não estavam encaixando, o chute de longa distância de Marco Antônio foi a solução. O meia chutou da intermediária, com muita força, e não deu chances para o camisa 1 do Sport.

Sentindo o empate - péssimo resultado para suas pretensões no campeonato -, o Sport tentou abandonar a postura predominantemente defensiva e ir ao ataque. Mas, sem organização, passou a ceder uma série de contra-ataques para a Portuguesa. O gol da virada parecia apenas questão de tempo.

E assim foi. Aos 28 minutos, Luis Ricardo passou por Robston pela direita, invadiu a área pernambucana e chutou forte, cruzado. A bola ainda desviou em Montoya antes de entrar, 2 a 1 para a Portuguesa. Pouco mais de 15 minutos antes do final da partida, começaram os gritos de “é campeão” nas arquibancadas do Canindé.

A alegria e certeza do título, porém, durou pouco. Aos 34, Róbston empatou para os visitantes em chute cruzado, ao receber passe depois de boa jogada de Thiaguinho. Mesmo com o empate, a festa continuou. E, mais uma vez, foi só questão de tempo. Dessa vez, para confirmar de vez a conquista tão esperada.

AE
Torcida tirou o grito preso na garganta e enfim comemorou um título nacional

FICHA TÉCNICA: PORTUGUESA 2 x 2 SPORT

Local: estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 8 de novembro de 2011, terça-feira
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Moisés Aparecido de Souza e Luciano Roggenbaum (ambos do PR)
Público: 12.829 pagantes
Renda: R$ 203.905,00
Cartões amarelos: Luis Ricardo, Leandro Silva (Portuguesa); Moacir, Montoya, Thiaguinho, Marcelinho Paraíba (Sport)

GOLS:
Portuguesa -  Marco Antônio, aos 14 minutos, e Luis Ricardo, aos 28 do segundo tempo
Sport - Montoya, aos 3 minutos do primeiro tempo; Robston, aos 34 minutos do segundo tempo

PORTUGUESA: Weverton; Luis Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Guilherme (Jaime), Rai (Ivo), Henrique e Marco Antônio; Ananias (Cleiton) e Edno
Técnico: Jorginho

SPORT: Magrão; Moacir, Montoya, Gabriel e Wellington Saci; Hamilton, Robston, Thiaguinho e Maylson (Bruno Mineiro); Marcelinho Paraíba (Willians) e Roberson (Júnior Viçosa)
Técnico: Mazola Júnior

Leia tudo sobre: série bportuguesasport

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG