Seleções foram sorteadas no mesmo grupo do qualificatório para próxima Copa do Mundo

As eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 começam apenas no segundo semestre de 2012, mas a competição terá uma prévia nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília), quando Portugal e Luxemburgo, ambos integrantes do Grupo F, se enfrentarão em amistoso no estádio do Algarve, em Faro.

"O fato de ter que jogar com a seleção portuguesa nos próximos dois anos só faz desse amistoso uma partida mais interessante", opinou Luc Holtz, técnico de Luxemburgo. "Portugal é o favorito para liderar o Grupo F das eliminatórias e conseguir a classificação. Acredito que com os jogadores que tem, em circunstâncias normais, vai ficar em primeiro na chave", reconheceu o treinador.

O comandante português Paulo Bento, por outro lado, ainda não pensa na classificação para o Mundial de 2014. O técnico mira o confronto com Chipre, em 02 de setembro, pelas eliminatórias da Eurocopa 2012, na qual a seleção portuguesa divide a liderança do Grupo H com Dinamarca e Noruega.

"Decidimos jogar contra Luxemburgo, pois entendemos que era a equipe que conseguia preencher os requisitos que nos levariam a preparar a seleção melhor para o jogo com o Chipre. Os dois têm características muito parecidas."

E uma das principais características de Luxemburgo é a forte marcação. Aproveitando desta qualidade, a equipe proporcionou muita dificuldade à França nos dois jogos pelo Grupo D das Eliminatórias da Euro.

"Portugal é uma das melhores seleções do mundo, mas não temos medo. Contra a França, que também tem bons jogadores, fomos bem e eles tiveram muitos problemas para jogar, porque marcamos muito defensivamente. E se voltarmos a atuar bem na defesa, podemos criar dificuldades a Portugal", declarou Holtz.

Mas Luxemburgo também deve sofrer para furar o bloqueio adversário. A seleção portuguesa não sofreu gols nos últimos dois jogos (contra Noruega e Finlândia) e confia no trio de defensores do Real Madrid, Pepe, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão, para manter a meta intacta.

"Este será o último jogo antes das três partidas que decidem a classificação para a Eurocopa, então temos que ter a mesma postura de sempre: séria e procurando melhorar nossa identidade. Os objetivos também são os mesmos: ganhar e não sofrer gols", disse Paulo Bento.

Mais uma vez Portugal não terá o atacante Liedson, que não joga pela seleção desde a Copa do Mundo de 2010. No entanto, o jogador do Corinthians, que se recupera de cirurgia no joelho esquerdo, ainda faz parte dos planos do treinador.

"Liedson não tem entrado nas nossas convocações, mas não significa que não possa voltar a jogar. É um jogador selecionável que está lesionado no momento", explicou o técnico, que, para o duelo com Luxemburgo, convocou o astro Cristiano Ronaldo e ainda promoveu os retornos do goleiro Quim e do atacante Nuno Gomes, que estavam fora da seleção há mais de um ano.

Confira os amistosos envolvendo seleções europeias:

Itália x Espanha - Bari, Itália
Portugal x Luxemburgo - Faro, Portugal
Noruega x República Tcheca - Oslo, Noruega
Ucrânia x Suécia - Carcóvia, Ucrânia
Áustria x Eslováquia - Klagenfurt, Áustria
Polônia x Geórgia - Lubin, Polônia
Letônia x Finlândia - Riga, Letônia
Albânia x Montenegro - Tirana, Albânia
Escócia x Dinamarca - Glasgow, Escócia
Eslovênia x Bélgica - Liubliana, Eslovênia
Bósnia e Herzegovina x Grécia - Sarajevo, Bósnia e Herzegovina
Lituânia x Armênia - Kaunas, Armênia
República da Irlanda x Croácia - Dublim, República da Irlanda
Turquia x Estônia, Istambul, Turquia
San Marino x Romênia - Serravalle, San Marino
Rússia x Sérvia - Moscou, Rússia
Hungria x Islândia - Budapeste, Hungria
País de Gales x Austrália - Cardiff, País de Gales
Chipre x Moldávia - Nicósia, Itália
Bielorrússia x Bulgária - Minsque, Bielorrússia
Azerbaijão x Macedônia - Bacu, Azerbaijão
Cazaquistão x Síria - Astana, Cazaquistão
Liechtenstein x Suíça - Vaduz, Liechtenstein
Malta x República Centro-Africana - Ta'Qali, Malta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.