Rodada desta terça-feira encerra fase de grupos das eliminatórias e define ainda as oito seleções que jogarão a repescagem

As eliminatórias da Eurocopa 2012 terão uma rodada dramática nesta terça-feira, com partidas decisivas para Portugal e França . A rodada compensa a falta de emoção do restante da disputa, que viu diversos favoritos abrirem vantagem confortável em seus grupos, classificando-se com antecedência.

VEJA TAMBÉM: Inglaterra inova e lança uniforme todo preto. Veja fotos

Alemanha , Itália , Espanha , Holanda e Inglaterra praticamente não tiveram problemas ao longo da disputa e garantiram vaga de forma invicta. Tanto é que a rodada desta semana não tem qualquer valor para 27 dos 44 times envolvidos. Só nove das 22 partidas têm algum valor.

AP
Cristiano Ronaldo: Portugal disputa jogo decisivo contra a Dinamarca
Além dos cinco 'gigantes' classificados por antecipação, mais cinco times garantirão vaga nesta terça: os outros quatro primeiros colocados e o melhor segundo colocado. Os outros oito segundo colocados vão para a repescagem brigar por pelas quatro vagas restantes.

Favoritos na berlinda
Dinamarca e Portugal , empatados com 16 pontos no grupo H, lutam por uma vaga em Copenhague. Portugal, com vantagem no confronto direto, joga pelo empate. Uma derrota, no entanto, pode fazer o time ser ultrapassado até pela Noruega, que enfrenta Chipre.

LEIA AINDA: Ibrahimovic contraria treinador e deixa seleção sueca

"Não planejo empates ou vitórias", disse o treinador português, Paulo Bento, após a vitória por 5 a 3 sobre a Islândia, na última sexta-feira. "Um ou três pontos nos darão o primeiro lugar, e vamos à Dinamarca para vencer".

No Grupo D, a França recebe a Bósnia num jogo em que um dos times irá assegurar vaga para o torneio, enquanto o outro terá que disputar a repescagem em novembro. Um empate basta para os franceses, que pegarão um adversário embalado.

E MAIS: Cristiano Ronaldo chama de "anormais" torcedores que gritaram por Messi

A Bósnia quase foi eliminada do torneio devido a disputas políticas na sua federação. O time fazia má campanha até a derrota por 3 a 0 para a Romênia, em junho. Desde então, recuperou-se e acumula quatro vitórias seguidas, sem nenhum gol sofrido.

Nasri e Cissé: França precisa do empate em casa para garantir vaga na Euro 2012
AFP
Nasri e Cissé: França precisa do empate em casa para garantir vaga na Euro 2012

Lição de casa
Mais facilidade terá a Rússia no Grupo B, já que precisa apenas de um empate em casa contra Andorra. Irlanda e Armênia jogam em Dublin por uma vaga na repescagem. Um empate basta para os irlandeses.

A Grécia, líder no Grupo F, também precisa só de um empate na Geórgia. A Croácia, que já tem vaga assegurada ao menos na repescagem, recebe a Letônia e pode até sonhar com a liderança do grupo. Precisa vencer e torcer por derrota dos gregos.

Fernando Torres (esq.) e Llorente: classificada, Espanha decide futuro da Escócia
AFP
Fernando Torres (esq.) e Llorente: classificada, Espanha decide futuro da Escócia
Tarefa difícil
Escócia e Bélgica precisam estragar os 100% de aproveitamento de Espanha e Alemanha, respectivamente, para ficar com o segundo lugar nos seus grupos.

TEMPO REAL: Acompanhe todos os jogos da última rodada das eliminatórias da Euro

No Grupo I, a República Tcheca recebe a eliminada Lituânia. O time tcheco está um ponto atrás da Escócia, segunda colocada e que não se classifica para a Euro desde 1996. A seleção escocesa precisa apenas de um empate, só que a adversária é a poderosa Espanha, campeã europeia e mundial.

No Grupo A, a Bélgica está um ponto à frente da Turquia, mas tem uma missão das mais difíceis: vencer a Alemanha em solo alemão. Os turcos têm a vantagem de receber o Azerbaijão, que levou 15 gols nas suas quatro derrotas fora de casa.

Por fim, a Estônia, que já concluiu seus jogos e nunca foi à Eurocopa, sonha com o segundo lugar no Grupo C, desde que a Sérvia não vença a Eslovênia.

*com agência Reuters

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.