Uma vitória dá troféu simbólico aos paulistas. Catarinenses buscam apenas segunda vitória fora

O Corinthians tenta neste sábado, às 18h, no Pacaembu, um feito simbólico contra o Figueirense . Uma vitória dá ao time paulista o título do primeiro turno do Campeonato Brasileiro . Em seis dos oito torneios disputados por pontos corridos desde 2003 , o time que terminou a primeira metade do Brasileirão ficou também com o título no final do ano.

Ex-Figueirense, Chicão volta ao Corinthians
AE
Ex-Figueirense, Chicão volta ao Corinthians

Siga a página do iG Corinthians no Twitter

Com 37 pontos, duas vitórias e três pontos a mais que o vice-líder Flamengo, o Corinthians não poderia ser alcançado pelo rival até o outro domingo, dia 28, quando a equipe paulista faz clássico contra o Palmeiras. Mesmo que não vença o Figueirense, o Corinthians será campeão do turno se vencer o dérbi.

Entre para a torcida virtual do seu time e o ajude a assumir o topo do ranking

O Figueirense, que tenta aguar o chope corintiano no Pacaembu, tenta mudar sua sina de ser um visitante pouco perigoso até aqui no Brasileiro. O time catarinense venceu apenas um jogo longe de Florianópolis, contra o Atlético-MG, em Ipatinga, e tem a quarta pior campanha como visitante no torneio.

Veja a classificação completa do Campeonato Brasileiro e acompanhe a campanha do seu time

Além da vitória em Minas, o time empatou duas vezes e perdeu cinco. Ao todo no ano, o time fez 17 jogos fora do Orlando Scarpelli e só venceu três vezes. No total foram três vitórias, sete empates e sete derrotas.

“Nos últimos anos dois times terminaram o primeiro turno com 38 pontos e um com 40. E todos viraram campeões. Então é um parâmetro que é consistente”, disse Tite, após o treino da sexta-feira, no Parque Ecológico. Faltam dois jogos para o encerramento do turno.

O Corinthians que inicia o jogo no Pacaembu terá apenas uma mudança em relação ao time que venceu o Atlético-MG na última quarta-feira. Chicão, de volta de suspensão, entra no lugar de Wallace. Ramon, sem condições de jogo, deixa nova brecha para Welder ser improvisado na esquerda.

No Figueirense, o principal desfalque é o meia Elias, suspenso. Os atacantes Rhayner e Aloísio continuam fora, entregues ao departamento médico do clube. Fernandes deve ser o substituto de Elias. O time catarinense tem 23 pontos, é 10º colocado, e vem de derrota para o Fluminense por 3 a 0, no Engenhão.

“Apesar do resultado, o Figueirense fez bom jogo contra o Fluminense, virou o segundo tempo empatando e já vem com Jorginho há bastante tempo, tem Somália, um pivô de área perigoso. É um time já montado”, disse Tite.

FICHA TÉCNICA – CORINTHIANS x FIGUEIRENSE
Local:
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 20 de agosto de 2011, sábado
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Júlio César Rodrigues Santos (ambos do RS)

CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Welder; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Liedson. Técnico: Tite.

FIGUEIRENSE: Wilson; Bruno, João Paulo, Edson Silva, Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Fernandes; Júlio César e Somália. Técnico: Jorginho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.