Único trabalho fora do refúgio de Cardales será domingo para que atletas possam curtir uma noite de passeios na capital

O Brasil começou a treinar nesta quarta-feira pela manhã no hotel Sofitel de Los Cardales , cidade argentina a 60 km de Buenos Aires, no início dos preparativos para a Copa América. Serão 11 dias de trabalho até a estréia contra a Venezuela, dia 3 de julho em La Plata, e os jogadores terão apenas um dia de folga.

Justamente por isso, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) agendou o trabalho da tarde de domingo (26 de junho) para o centro de treinamento do Boca Juniors, a “Casa Amarela”, na capital. Pode ser a única folga até o final da competição – se chegar à final, o Brasil joga em 24 de julho.

Mano Menezes no meio do campo durante treino da seleção na gelada Los Cardales
Marcel Rizzo
Mano Menezes no meio do campo durante treino da seleção na gelada Los Cardales
Mano Menezes pretende conceder apenas esse período de descanso aos atletas. Eles aproveitariam para ficar em Buenos Aires, jantar e ter um horário definido para voltar a Los Cardales, já que na segunda-feira (27 de junho) treinam à tarde. A princípio, a informação era de que a seleção treinaria no estádio La Bombonera, campo do Boca, aberto à torcida, mas a Conmebol (Confederação Brasileira de futebol) não exige que se façam trabalhos abertos, como ocorre em Copas do Mundo, por exemplo. Por isso Mano, pelo menos nessa primeira parte da Copa América, prefere trabalhar sem acesso dos torcedores.

No dia 29 de junho ocorre o congresso técnico da competição, em Buenos Aires, quando a seleção saberá se poderá fazer reconhecimento do campo antes das partidas. Na primeira fase, o Brasil joga em La Plata na estreia e depois duas vezes em Córdoba (a 750 km de Buenos Aires), contra Paraguai (9 de julho) e Equador (13 de julho). Se não puder realizar coletivos nos gramados, para poupá-los, Mano vai preferir treinar em Los Cardales até um dia antes dos jogos.

Físico com bola e muito frio
No treino desta segunda, a temperatura na casa dos 10 graus mostrou que o frio não deixará a seleção à vontade em Los Cardales. O resort que a seleção está hospedada fica em um resort , ao lado de uma estrada e em um descampado. Os campos (são dois) ficam no condomínio que faz parte do empreendimento.

Todos os jogadores trabalharam no campo, inclusive Alexandre Pato, recuperado de lesão no ombro . O grupo fez um trabalho físico com bola comandado pelos preparadores físicos Carlinhos Neves e Fábio Mahseredjian. Os três goleiros (Júlio César, Victor e Jefferson) trabalharam separados. Mano deve realizar o primeiro coletivo somente no final de semana, já com os santistas Elano, Neymar e Ganso, que nesta quarta disputam a final da Libertadores. O trio deve ser titular.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.