Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Platini crê em reforma de Blatter para limpar a reputação da Fifa

Presidente da entidade tem promovido mudanças por causa de escândalos recentes de corrupção

AE |

selo

O presidente da Uefa, Michel Platini, afirmou nesta quinta-feira que Joseph Blatter está "realmente motivado" a promover concretas mudanças para reformar a atual gestão da Fifa e limpar a reputação da entidade, após os escândalos de corrupção que mancharam a imagem do principal organismo do futebol mundial recentemente.

Reeleito para mais um mandato à frente da Fifa, Blatter irá anunciar nesta sexta-feira as primeiras medidas de um plano de reforma que o mandatário prometeu em junho, quando estourou uma série de casos de corrupção envolvendo dirigentes da entidade que ele comanda.

"Tenho a impressão de que Blatter está realmente motivado a mudar algumas coisas", disse Platini, depois de participar de dois dias de reuniões do comitê executivo da Fifa, em Zurique. "Espero que o que Blatter nos prometeu naquele tempo se torne realidade, e não apenas ideias", completou o francês.

Platini, porém, disse que Blatter não forneceu detalhes das reformas propostas. "Eu não sei exatamente ponto a ponto, porque é trabalho dele organizar isso", disse o ex-astro da seleção francesa, que é o principal candidato a suceder o dirigente nas próximas eleições da Fifa, em 2015.

Ainda não está claro que autoridade legal terá Blatter ou o painel reitor da Fifa para mudar as regras de governança da entidade, ou se algumas reformas necessitam da aprovação das 208 federações afiliadas à ela, cujo próximo congresso será em maio, em Budapeste, na Hungria.

Apesar disso, Platini afirmou que a Europa terá uma voz importante para decidir se Blatter irá conseguir emplacar a reforma que pretende implementar na entidade, que poderia incluir a reabertura de processos contra acusados de corrupção no passado.

Leia tudo sobre: joseph blatterfifauefamichel platinifutebol mundial

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG