Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Pesquisa diz que escocês foi quem trouxe o futebol para o Brasil

Estudo alega que não foi Charles Miller o responsável pelo primeiro jogo do esporte realizado no país

iG São Paulo |

Gazeta Press
Charles Miller ficou conhecido como o introdutor do futebol no Brasil
Charles Miller sempre foi conhecido como o homem responsável por trazer o futebol para o Brasil. Porém, uma pesquisa feita pelo curador do Museu do Futebol Escocês, em Hampden, aponta que o escocês Thomas Donohue é que teria apresentado o esporte para os brasileiros. A eterna rivalidade entre Escócia e Inglaterra só aumenta a dimensão e a repercussão dessa pesquisa, já que Miller era filho de uma inglesa.

Segundo o estudo, Thomas Donohue trabalhava com tinturas e foi recrutado, em 1893, para uma indústria no Rio de Janeiro. Como era um jogador de destaque em Glasgow, sul da Escócia, ele já veio disposto a criar seu time. Teve dificuldades para conseguir os equipamentos, mas finalmente conseguiu realizar aquela que teria sido a primeira partida de futebol no Brasil, em abril de 1894, com apenas dez jogadores em campo.

Portanto, o jogo criado por Donohue teria acontecido de fato antes de Charles Miller começar a criar sua equipe em São Paulo - os registros mais conhecidos sobre essa história dizem que ela só aconteceu seis meses depois.

O autor da pesquisa, Richard McBrearty, desenvolveu inclusive uma tese para explicar porque Charles Miller foi quem entrou para a história como o responsável por trazer o futebol para o Brasil. "A sociedade brasileira era dividida em linhas raciais e Charles Miller habitava um conjunto social diferente de Donohue", anunciou ele.

McBrearty acredita que Miller atraiu mais brancos do que negros para o futebol. E teriam sido esses brancos, por ainda dominar a classe social mais alta do Brasil no final do século 19, que teriam divulgado a ideia de que o inglês apresentou o futebol para o país.

Sendo assim, os escoses preferem exaltar o legado de Donohue. Ao lembrarem que ele fez o futebol ser popular entre os negros, eles citam Pelé, Garrincha e outros afrodescendentes que construíram a história vitoriosa do futebol brasileiro.

Essa disputa ganha ainda mais proporções por causa da eterna rivalidade entre escoceses e ingleses. Historicamente, eles já guerrilharam por território, pela independência da Escócia e agora querem ter o orgulho de ter dado a primeira chance para o Brasil conhecer o futebol. Neste domingo, a seleção brasileira enfrenta exatamente a escocesa, em Londres, a partir das 10h (horário de Brasília).

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG