Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Pensando no futuro, Botafogo diminui a média de idade do elenco

Saída de jogadores experientes e chegada de novatos baixou a idade média da equipe de 25 para 24 anos

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

De todos os reforços contratados pelo Botafogo para a atual temporada, o mais velho é o lateral Márcio Azevedo, de 24 anos. Não se trata de uma coincidência ou caso isolado. A renovação do grupo carioca foi uma opção da diretoria, que decidiu apostar em atletas jovens e revelações das categorias de base. Assim, a média do elenco do Botafogo, que era de 25,13 anos em 2010, caiu para 24,07 neste ano.

Segundo o gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros, a aposta na juventude só foi possível pela base de atletas experientes que já estavam no clube. Casos do atacante Loco Abreu, de 34 anos, do lateral-direito Alessandro, de 33 e do volante Leandro Guerreiro, de 32. Para o dirigente, eles oferecem o suporte necessário para que os novatos se desenvolvam.

Gazeta Press
Reforço para a lateral, Márcio Azevedo tem 24 anos
"Estamos renovando a média de idade do grupo, mas isso só foi possível porque entendemos que temos atletas experientes para dar lastro a esses jovens. Não estamos pensando só em 2011, estamos pensando em 2012 e mais na frente. Procuramos jogadores com esse estilo, com essa característica para contratar", explicou Anderson Barros.

Além de Márcio Azevedo, o Botafogo trouxe o zagueiro João Filipe, de 22 anos, mesma idade do lateral-direito Lucas. O meia Fabrício, último reforço até o momento, e ainda mais novo: 20 anos. Junto dos contratados, o técnico Joel Santana também promoveu o atacante William e o lateral-esquerdo Guilherme, ambos de 19 anos.

Da equipe considerada titular em 2010, as únicas mudanças foram a saída do lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, de 29 anos, e do meia Lúcio Flávio, de 31. Porém apenas com as trocas nas duas posições, a média da equipe titular caiu de 29 para 28 anos, com a entrada de Márcio Azevedo e do meia Renato Cajá, de 26 anos, que já estava no elenco.

A escolha por atleta novos também foi uma opção do técnico Joel Santana. Conhecido como 'Papai Joel', o treinador declarou no final de 2010 que gostaria de usar mais as categorias de base e contar com atletas jovens. Caso do meia Everton, que pertence ao Tigres, do México, e interessa ao Botafogo. Com 22 anos, Everton pode ser o próximo reforço da equipe carioca para a temporada.

Leia tudo sobre: futebolbotafogocampeonato cariocamercado da bola

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG