Tamanho do texto

Mesmo com melhora de campanha, Caio Júnior aguarda férias para observar garotos em treinos

Atacante Gustavo não foi aprovado no Grêmio e será devolvido ao Juventude
Gazeta Press
Atacante Gustavo não foi aprovado no Grêmio e será devolvido ao Juventude
A campanha melhorou, o ataque fez 14 gols em cinco jogos e um zagueiro se destacou tanto que será comprado. Porém, a participação do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Júnior foi insuficiente para o aproveitamento imediato de jovens no grupo principal. O técnico Caio Júnior prefere aguardar o término das férias para observá-los em treinos com os profissionais e, então, dar o veredicto sobre quem tem condições de subir de categoria.

Veja também: Fluminense goleia e elimina Grêmio na Copa São Paulo

Com três vitórias e duas derrotas, o Grêmio caiu nas oitavas de final para o Fluminense – em 2011 sequer tinha passado da primeira fase. A avaliação interna é que o pouco tempo de trabalho do técnico Jorge Parraga e a inexperiência do grupo impediram um desempenho melhor.

Mercado da Bola: fique por dentro das últimas negociações do futebol brasileiro

“Não ficamos atrás de ninguém. Tínhamos futebol para ficar entre os oitos, quiçá os quatro melhores. Começamos uma reformulação que passou a dar resultados, mas não tivemos tempo e a juventude pesou”, disse ao iG o coordenador das categorias de base do Grêmio, Marco Antônio Biasotto.

Desde que Paulo Pelaipe assumiu a direção executiva do futebol, a base passa por mudanças. Biasotto chegou no segundo semestre de 2011 . Parraga, no fim de novembro. Como as inscrições para a Copinha foram encerradas em setembro, o grupo foi “herdado”. A maioria dos jogadores eram sub-16 ou sub-17 enquanto o limite de idade da competição era sub-18.

Twitter iG Grêmio: Notícias e comentários em tempo real

Neste contexto, o lateral-dirieto Tinga, os zagueiros Rafael Thierry e Aldo, o meia Calyson (marcou três gols) e o atacante Everton tiveram desempenho aprovado por Biasotto. Misael, volante que estava cotado para participar da pré-temporada em Bento Gonçalves, para o coordenador, deixou a desejar pelo cansaço – esteve no grupo que participou do Brasileirão Sub-20.

Rafael Thierry, aliás, é o único dos três emprestados por outros clubes que deve permanecer no Olímpico. O Grêmio negocia a sua compra do Paulista. Os atacantes Ruan, do Sport, e Gustavo, autor de três gols, do Juventude, serão devolvidos.

Os garotos se reapresentam no final de fevereiro. Aí, estarão sob olhares de Caio Júnior:

"Eles até merecem esse descanso, e aí em fevereiro e março vou fazer muitos coletivos com juniores, juvenis, para então trazer os jovens e dar oportunidades".

Entre para a Torcida Virtual e convide seus amigos