Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Paraná vive fiasco após dominar o Estadual nos anos 90

Em seus primeiros anos de vida, clube conquistou seis estaduais. Crises minaram as finanças nesta década

Leonardo Fagundes, iG Curitiba |

O Paraná Clube vive neste final de semana de Páscoa o pior momento de seus 22 anos de história. Fundado em 1989, o clube viveu grande fase nos anos 90, mas neste século passou a colecionar altos e baixos até chegar à atual crise e ao rebaixamento para a Segunda Divisão do Estadual.

AE
Torcedor do Paraná não se conforma com a crise do clube
Na década de 90, o time chegou a conquistar seis títulos estaduais, sendo um pentacampeonato entre 1993 e 1997. A outra conquista foi em 1991. Nesse período, em 1995, o Paraná chegou a ser o único representante paranaense na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

O clube ainda conquistou o Brasileiro da Série B, em 1992, e o Módulo Amarelo da Copa João Havelange, em 2000.

Depois disso, porém, veio um longo período de vacas magras, que culminou com a disputa do Torneio da Morte do Estadual, em 2004. Naquela ocasião, porém, evitou o rebaixamento no Estadual.

Em 2006, o Paraná conquistou o seu último título estadual até o momento. Naquele mesmo ano, a equipe fez um bom Brasileiro e conquistou a vaga para a disputa da Libertadores da América, em 2007.

Porém, também em 2007, foi rebaixado para a Série B do Brasileiro e não subiu mais.

Em 2010, os jogadores reclamaram diversas vezes do atraso de pagamento do salário. Em 2011, com um orçamento extremamente baixo para o futebol, o Paraná disputou 21 jogos até ser rebaixado. Foram cinco vitórias, cinco empates e onze derrotas. O time marcou ainda 24 gols e sofreu 37.

 

Leia tudo sobre: ParanáCampeonato Paranaense 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG