Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Paraná está perto de tornar-se dono de seu próprio estádio

Proximidade da Copa do Mundo de 2014 viabiliza fim de uma disputa judicial que já dura quase 40 anos, e que envolve clube e União

Altair Santos, iG Curitiba |

O Paraná Clube está próximo de resolver uma pendenga que é mais antiga do que o próprio clube. Vem desde 1971, quando surgiu o Colorado, e que em 1989 se fundiu com o Pinheiros para dar origem ao Paraná. Trata-se da questão sobre a posse definitiva da Vila Capanema. O estádio está em área da União, que pertencia à Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), e há quase 40 anos é protagonista de uma disputa judicial. O clube reclama a propriedade para si e, agora, com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, o poder público se mostrou mais flexível à demanda do Paraná.

A União estuda repassar o patrimônio que julga ser seu para o governo estadual. Com isso, o objeto da ação que tramita na esfera federal cairia por terra e o clube poderia, enfim, ser decretado dono da área que hoje é ocupada pela Vila Capanema. O atual governador Orlando Pessuti já enviou mensagem ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, reivindicando a transferência do patrimônio. Há uma expectativa de que antes de deixar a pasta do Planejamento o ministro assine o acordo. Isso poderia ocorrer até sexta-feira (31).

Na mensagem, o governo estadual deixa explícito que reivindica a área pelo valor histórico e cultural que ela representa para a cidade de Curitiba, e que manterá o estádio de posse do Paraná Clube. “Informamos que o uso será mantido, ou seja, sua utilização pelo Paraná Clube, sucessor do Clube Atlético Ferroviário, que foi o responsável pela sua construção”, diz trecho da mensagem assinada pelo governador Orlando Pessuti.

A Vila Capanema foi construída em 1949, para sediar jogos da Copa de 1950, e sua desalienação a favor do Paraná tem como pano de fundo a necessidade de se preparar um estádio para que o Atlético Paranaense possa mandar suas partidas quando a Arena da Baixada for fechada para receber as obras do Mundial de 2014. Com o fim da disputa judicial, a Vila Capanema poderá receber melhorias, como cadeiras e cobertura, a fim de sediar partidas de Atlético e Paraná até o final de 2012, quando a Arena da Baixada já deverá estar pronta para a Copa .
 

Leia tudo sobre: Paranácampeonato paranaense 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG