Times escondem escalações. Grêmio virá mais reforçado; Inter quer usar as críticas como motivação

Em janeiro pouco se falava em Gauchão. O Grêmio só pensava na pré-Libertadores, enquanto o Inter esperava para começar a defender o título da competição sul-americana. Os dois fizeram boas campanhas na fase de grupos e sonhavam com a taça mais importante do continente. Sonhavam.... Em uma mesma quarta-feira, em um intervalo de poucas horas, os dois foram eliminados na fase de oitavas-de-final. O Inter pelo Peñarol ; o Grêmio pela Universidad Católica . A partir daí o Gauchão virou Copa do Mundo, e a salvação do 1º semestre.

Grêmio x Inter jogam neste domingo, 16h, no estádio Olímpico, valendo o título estadual. A vantagem dos donos da casa é grande, pois venceram o jogo de ida dentro do Beira-Rio por 3 a 2 . Qualquer vitória, empate ou até mesmo derrotas por 1 a 0 ou 2 a 1 servem para o time de Renato Gaúcho, mas o discurso segue sendo cauteloso.

“Administrar a vantagem no final do jogo é normal, mas antes temos de buscar o gol", disse o treinador.

O Inter vai tentar quebrar tabus e conseguir uma difícil vitória por dois gols de diferença na casa do adversário. A semana serviu para arrumar a casa, e tentar se remobilizar. As críticas da imprensa por conta do mau momento não foram bem recebidas.

“O combustível é o que está se falando deles. Aqui estão só campeões da Libertadores. Enquanto não surgir um novo campeão da Libertadores, os atuais estão aqui no vestiário. Eles estão lendo e ouvindo o que se fala deles”, declarou Falcão.

O título gaúcho vai amenizar a decepção pela eliminação na Libertadores
Jefferson Bernardes/Vipcomm
O título gaúcho vai amenizar a decepção pela eliminação na Libertadores

O mistério já virou algo comum antes dos clássicos. Os dois treinadores só vão divulgar as escalações minutos antes da bola rolar.

Renato permitiu o acesso da imprensa nos treinos, mas não deu muita ideia de quem vai escalar. O certo é que o time estará bem mais reforçado em relação ao primeiro jogo. Rodolfo, Vilson, Lúcio, Fábio Rochemback e William Magrão estão recuperados de lesão. Fernando e Escudero, suspensos, são os desfalques mais recentes.

Falcão fechou quatro treinos . Apenas uma atividade tática teve o acompanhamento da imprensa. O certo é que Rafael Sobis e Rodrigo, machucados, e Tinga, suspenso, ficarão de fora. O atacante Cavenaghi, por causa do limite de estrangeiros, é outra ausência certa.

No fim da tarde de domingo o torcedor vai conhecer o novo campeão do Rio Grande do Sul. O campeonato que vem sendo deixado de lado nos últimos anos acaba virando o único título possível nos primeiros seis meses de 2011 e ainda servirá de motivação para o restante da temporada. Uma frase muito popular no estado volta a valer: “Pior do que ganhar o Gauchão é perder o Gauchão”.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INTERNACIONAL

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 15 de maio de 2011, no domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Altemir Hausmann e Júlio César Santos.

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Vilson, Rodolfo e Gilson; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Leandro e Júnior Viçosa.
Técnico: Renato Gaúcho.

INTERNACIONAL: Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kléber; Bolatti, Guiñazu, Oscar, Andrezinho e D´Alessandro; Leandro Damião.
Técnico: Falcão.

*Com Hector Werlang, iG Porto Alegre

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.