Técnico da seleção anunciou lista de convocados para amistoso contra França, em 9 de fevereiro, em Paris

Mano Menezes anunciou, para o jogo contra a França, em 9 de fevereiro, no Stade de France, (em Saint-Denis, arredores de Paris), uma lista sem jogadores que atuam no Brasil e com algumas novidades: o retorno do goleiro Julio Cesar e do zagueiro Luisão, depois da derrota na Copa do Mundo de 2010, e a inclusão de Renato Augusto, Jadson e Breno. Mano Menezes só convocou atletas que atuam fora do Brasil por considerar que os jogadores dos clubes nacionais, neste momento, estarão em um estágio físico inferior ao franceses.

"Nós estamos saindo de uma pré-temporada e ela é bastante curta no brasil. Certamente, nossos jogadores ainda vão sofrer, e a seleção vai enfrentar a França com jogadores que estão em outro estágio, no meio da temporada. Temos também a questão do início da Libertadores. Podemos pensar com toda a sensibilidade", explicou o técnico.

Julio Cesar foi o goleiro titular na Copa do Mundo da África do Sul
AE
Julio Cesar foi o goleiro titular na Copa do Mundo da África do Sul
Mano esclareceu que, apesar de Victor, do Grêmio, ter sido o goleiro nos demais jogos sob seu comando, neste momento preferiu contar com a experiência do atleta da Internazionale de Milão. “No ano passado, quando me manifestei algumas vezes sobre alguns jogadores que estiveram na Copa, disse que isso iria acontecer em um segundo momento e entendemos que é um bom momento para o Júlio César estar de volta. Tive uma conversa com ele, serão grandes jogos que trazem retrospecto e exigem uma trajetória. Acho que é importante contar com essa experiência e a oportunidade surgiu agora”.

A convocação de Hernanes, volante nos tempos de São Paulo, mas hoje atuando como meia na Lazio, da Itália, aconteceu para o setor de criação. Segundo a filosofia de Mano, não há tempo na seleção para readaptar jogadores a outras funções. Portanto, quem for convocado, deverá ocupar a mesma posição que ocupa normalmente em seu clube.

“O Hernanes está jogando na Lazio em uma posição mais adiantada. Para um jogo, você precisa pensar na posição que estão sendo usados. O tempo é muito curto para fazer uma readaptação, colocar como volante, isso pode prejudicar muito o rendimento, às vezes é até injusto. Esse é o pensamento que vai nortear o Hernanes contra a França. Se for utilizá-lo será como meia, dois dias é muito pouco para fazer essa readaptação”, afirmou. Outro que poderá ser testado na função de criação é Renato Augusto, que disputou o Mundial sub 20 em 2007.

O técnico afirmou que o ano com adversários difíceis no roteiro de amistosos tem como objetivo estabelecer “parâmetros altos” para avaliações, o que se fez necessário pelo Brasil não disputar as eliminatórias, já que será sede da Copa de 2014.

Veja a lista de convocados:

GOLEIROS CLUBES
Julio Cesar Internazionale
Gomes Tottenham
Neto Fiorentina
DEFENSORES CLUBES
Breno Bayern Munique
David Luiz Benfica
Luisão Benfica
Thiago Silva Milan
André Santos Fenerbahçe
Daniel Alves Barcelona
Marcelo Real Madrid
Rafael Manchester United
MEIO-CAMPISTAS CLUBES
Elias Atletico Madrid
Sandro Tottenham
Hernanes Lazio
Jadson Shakhtar Donetsk
Lucas Liverpool
Ramires Chelsea
Renato Augusto Bayer Leverkusen
Anderson Manchester United
ATACANTES CLUBES
Alexandre Pato Milan
André Dynamo Kiev
Hulk Porto
Robinho Milan


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.