A decisão pode ter consequências nos campeonatos dos diversos países europeus e na Liga dos Campeões

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, declarou que é de responsabilidade do Catar decidir se o Mundial de 2022 ocorrerá durante o inverno ou durante o verão do país.

"Há a possibilidade de escolher jogar na estação de inverno, mas não é uma decisão minha, o Catar decidirá", afirmou o cartola.

A possibilidade de realização da Copa do Mundo no início do ano de 2022, e não no meio, como é tradicionalmente, deve-se às altas temperaturas registradas neste período por conta do verão do emirado árabe.

A decisão pode ter consequências nos campeonatos dos diversos países europeus e na Liga dos Campeões da Europa, cujas temporadas iniciam no meio do ano e terminam no meio do ano seguinte.

Porém, até o momento, nenhuma parte anunciou que quer mudar a data do Mundial do Catar, o que mantém a data para junho e julho de 2022.

Alguns membros da Fifa se manifestaram a favor de reconsiderar o país sede, após surgirem denúncias de corrupção que abalaram a entidade internacional de futebol nos últimos meses.

Mohamed bin Hammam, presidente da Confederação Asiática de Futebol, que defendeu a candidatura do Catar para sediar a Copa de 2022, foi expulso da Fifa acusado de ter corrompido membros da União Caribenha de Futebol para voltar a favor do país árabe.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.