Contratações recentes ficam fora da edição de 2011 que traz novidades para colecionador

A Panini lançou nesta terça-feira a edição 2011 do tradicional álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro . Como no ano passado, o álbum traz os principais astros dos 40 times das séries A e B, mas desta vez, as contratações de última hora não entraram no livro ilustrado, fechado no dia 4 de julho. O Corinthians não tem Alex e Emerson , o Flamengo não tem Alex Silva , o Palmeiras não tem Maikon Leite e Henrique, recém contratado pelo Santos , está nas páginas do Cruzeiro .

Vilson Manfrinati, diretor de divisão de futebol da editora, explica que por mais que a empresa se esforce para contemplar da melhor forma todos os clubes, não é possível estar 100% em todos eles. “Cada clube nos manda uma lista e as últimas contratações nem sempre podem entrar no lugar de atletas que já estavam no clube”, diz. Isso acontece porque a Panini tem contratos individuais com cada atleta.

No Corinthians, por exemplo, a lista e os contratos com os jogadores já estava feita quando Alex e Emerson foram contratados em maio. Adriano , que chegou em março, tem sua figurinha. No Palmeiras, Maikon Leite, mesmo com pré-contrato com o clube desde janeiro, estava no Santos e não foi possível chegar a um acordo antecipadamente.

A Panini lança o álbum oficialmente neste domingo. O livro virá encartado em 12 jornais do Brasil em nove Estados. A empresa já produziu 2,5 milhões de álbuns e imprimiu 20 milhões de envelopes. Cada um sairá por R$ 0,80 e conta com cinco figurinhas.

Diferente de 2010, quando a empresa não conseguiu fechar contratos individuais com Ronaldo e Roberto Carlos, do Corinthians, neste ano os principais astros não fizeram nenhuma objeção. Segundo Manfrinati, Ronaldinho Gaúcho , quando negociava com a Panini, disse que não se importava muito com o valor que receberia para ter sua foto no álbum. “O que importa é ter minha foto para eu mostrar para o meu guri (seu filho)”, teria dito Ronaldinho, segundo Manfrinati.

Além de todos os astros, o álbum tem ainda oito estrelas de seus clubes que autografaram suas figurinhas. Valdívia , Juninho Pernambucano , Maicossuel , Ricardinho , Júlio César , Ganso , Deco e Rivaldo têm suas fotos autografadas. Porém, apenas 10% dessas figurinhas vêm com a assinatura.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.