Tamanho do texto

Sem investidores, clube usa programa de "crowdfunding" para tentar viabilizar vinda de meia

Empresa tenta ajudar o Palmeiras a contratar Wesley com
Reprodução
Empresa tenta ajudar o Palmeiras a contratar Wesley com "vaquinha"
Sem conseguir investidores para viabilizar a contratação de Wesley, o Palmeiras apelou para uma nova forma de contratação na qual o torcedor poderá ajudar o time a levantar os fundos necessários para pagar o Werder Bremen pelo jogador. A plataforma MOP (siga em inglês para My Own Player, "meu próprio jogador"), oferece ao torcedor palmeirense a chance de colaboarar com seu clube em contratações.

Leia também: Mesmo sem contrato, Wesley já faz exercícios na academia do Palmeiras

“Com esse sistema, os torcedores deixam de ser meros espectadores e passam a contribuir diretamente para o sucesso de seus clubes de coração. Este é o principal objetivo do MOP ao viabilizar um canal entre clubes e torcedores com formalidade, transparência e neutralidade, emancipando as agremiações das fontes tradicionais de investimento”, explica Felipe Andrade, representante do MOP.

Baseada no conceito de crowdfunding, que consiste em uma forma de financiamentos coletivos feitos através da internet, a nova plataforma permitirá o apoio de pessoas físicas no formato de cotas para ajudar os clubes a arrecadar o valor necessário para a contratação de atletas de ponta. No Brasil e em outros países, o crowndfunding já é usado para grupos que desejam trazer artistas para grandes shows ou mesmo para o financiamento de ideias que podem se tornar negócios.

As negociações entre MOP e Palmeiras começaram no início do mês de fevereiro. O clube já havia sinalizado com a intenção de trazer o volante para reforçar o time em 2012. Wesley, por sua vez, manifestou interesse em retornar para o Brasil, dando prioridade à negociação com o Palmeiras. Após algumas conversas entre MOP, Werder Bremen e Palmeiras, ficou definido que o valor necessário da arrecadação para viabilizar a transferência do atleta seria de R$ 21.377.300,00, incluindo-se nesse montante impostos, direitos econômicos e todos os demais valores da operação.