Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Palestina recebe primeiro jogo oficial de sua história

Seleção perdeu nos penâltis para a Tailândia, em partida da primeira fase do qualificatório asiático para as Olimpíadas de Londres

Agência Estado |

Um jogo entre duas equipes de pouca relevância no futebol mundial tornou-se, nesta quarta-feira, um marco para a história de um país. Pela primeira vez em sua história, a Palestina, que luta para ser reconhecida como estado legítimo por parte da comunidade internacional, recebeu um evento oficial de futebol.

A partida foi contra a Tailândia, pela primeira fase do qualificatório asiático para os Jogos Olímpicos de Londres. Como perdera por 1 a 0 no jogo de ida, o time palestino precisava vencer por dois gols de diferença. Como apenas conseguiu uma vitória simples, a decisão foi para os penâltis, que os tailandeses venceram por 6 a 5.

O jogo foi visto pelos palestinos como gesto simbólico de que a situação política na Faixa de Gaza pode se estabilizar. Israel, que ocupa o local, é filiado à Uefa, não à Confederação Asiática. A Palestina é membro da Fifa desde 1998 e disputa a Olimpíada desde 1996.

A primeira e até então última vez que a Palestina havia recebido uma seleção estrangeira havia sido em outubro de 2008, em um amistoso contra a Jordânia. Desde então, a violência se intensificou na região e a Fifa optou por só marcar jogos da Palestina em territórios neutros.

"O mundo agora verá a Palestina com diferentes olhos, com olhos de esportes", disse Jibril Rajoub, um dos homens fortes do governo local.

Leia tudo sobre: futebol mundialpalestinatailândia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG