Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Oswaldo estreia com vitória do Botafogo sobre o Resende

Resultado deixa o time na segunda posição do Grupo B com três pontos ganhos, sendo superado pelo Flamengo nos gols marcados

Gazeta |

Na estreia do técnico Oswaldo de Oliveira, o Botafogo encontrou dificuldades, mas conseguiu derrotar o Resende por 3 a 1 neste domingo, no Engenhão, pela primeira rodada da Taça Guanabara, que equivale ao primeiro turno do Campeonato Carioca. O resultado colocou o time na segunda posição do Grupo B com três pontos ganhos, sendo superado pelo Flamengo no número de gols marcados.

Confira a classificação do Campeonato Carioca 2012

O resultado fez justiça ao espírito de luta demonstrado pela equipe durante toda a partida. O Botafogo ainda desperdiçou uma penalidade máxima, através de Loco Abreu, no primeiro tempo, mas soube superar as dificuldades para conquistar seu primeiro resultado positivo na competição. O Resende fez um jogo duro enquanto teve fôlego e mostrou ser capaz de incomodar os chamados grandes, principalmente pelo bom toque de bola.

Leia também: Vasco derrota o Americano com facilidade em Macaé

Na próxima rodada, o Botafogo vai enfrentar o Nova Iguaçu enquanto o Resende receberá o Olaria.

O jogo

O Botafogo começou a partida no ataque. Logo aos quatro minutos, Márcio Azevedo recebeu bom passe de Loco Abreu e mandou uma bomba. A bola bateu nas duas traves e acabou saindo para alívio do goleiro Mauro, que estava completamente batido. Aos oito minutos, Renato lançou Maicosuel, que chutou forte. A bola desviou em um zagueiro do Resende e saiu para escanteio.

Só depois dos dez minutos é que o Resende começou a sair da pressão imposta pelos donos da casa e começou a organizar os primeiros ataques. Aos 16 minutos, o lateral Kim cruzou e Marcelo Régis, livre, falhou ao tentar a cabeçada.

Depois da parada técnica, o Botafogo retomou o controle da partida e aos 24 minutos, Lucas lançou Andrezinho que foi derrubado na área pelo zagueiro argentino Facundo Gomes. O árbitro marcou pênalti e Loco Abreu desperdiçou, chutando rasteiro para defesa de Mauro. O lance não desanimou a equipe alvinegra, que acertou o travessão adversário dois minutos depois com um chute de fora da área de Renato.

AE
Jogadores do Botafogo comemoram gol na vitória sobre o Resende

Aos 28 minutos, o Botafogo finalmente marcou o primeiro gol. Renato tabelou com Andrezinho e cruzou da direita. Loco Abreu, livre, meteu a cabeça para se redimir da penalidade perdida e colocar sua equipe na frente do marcador.

Após adquirir a vantagem, a equipe passou a tocar a bola com mais segurança e quase ampliou aos 38 minutos, quando Márcio Azevedo cruzou da esquerda e Loco Abreu cabeceou de cima para baixo. A bola não entrou porque Mauro fez magnífica defesa, utilizando o pé esquerdo.

Veja ainda: Com dois de Jael, Flamengo vence o Bonsucesso com facilidade

Quanto tudo indicava que o time dirigido por Oswaldo de Oliveira terminaria vencendo o primeiro tempo, o Resende chegou ao empate. Aos 43 minutos, Emerson cobrou falta com força. A bola desviou na barreira e enganou o goleiro Jefferson, que ficou sem ação na jogada.

Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo e o Botafogo novamente partiu para o ataque, buscando o gol de desempate. Mas aos oito minutos, a torcida botafoguense tomou grande susto. Após cobrança de escanteio, Loco Abreu tentou desviar e acabou jogando a bola na trave esquerda de Jefferson. No rebote, Facundo Gomez chutou forte por cima do gol. Três minutos mais tarde, o Resende novamente ameaçou em cruzamento perigoso de Marcel, que foi defendido por Jefferson antes que a bola chegasse a Marcelo Régis.

E mais: Mistão do Fluminense bate o Friburguense com tranquilidade

O técnico Oswaldo de Oliveira trocou o meia Elkeson pelo atacante Herrera numa tentativa de dar mais poder ofensivo ao time. A mudança tornou o Botafogo mais agressivo e o resultado foi a marcação do segundo gol aos 22 minutos. Depois de cruzamento na área do Resende, o goleiro Mauro falhou ao tentar cortar uma cabeçada de Herrera e a bola sobrou para Maicosuel que, da entrada da área, completou para o gol vazio.

Um minuto depois, o Botafogo marcou o terceiro novamente com a participação de Herrera. O atacante argentino fez ótima jogada pela direita e cruzou na cabeça de Loco Abreu, que desviou para as redes do Resende. O terceiro gol acalmou a torcida, que estava se irritando com as dificuldades encontradas pelo time, e desanimou o Resende, que não conseguiu mais incomodar.

FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO 3 x 1 RESENDE
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22 de janeiro de 2012, domingo
Horário: 19h30 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha (ambos do RJ)
Cartão Amarelo: Facundo Gomez e Marcelo Régis (Resende)
Gols:
BOTAFOGO: Loco Abreu, aos 28 minutos do primeiro tempo e 23 minutos do segundo tempo; Maicosuel, aos 22 minutos do segundo tempo
RESENDE: Emerson, aos 43 minutos do primeiro tempo

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Marcio Azevedo (Lucas Zen); Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Andrezinho (Felipe Menezes) e Elkeson (Herrera); Loco Abreu
Técnico: Oswaldo de Oliveira

RESENDE: Mauro; Welington, Facundo Gomez, Filipe Machado e Kim; Léo Silva, Emerson (Iuri), Marcel e Hiroshi (Valdeir); Elias (Léo) e Marcelo Régis
Técnico: Paulo Campos

Leia tudo sobre: botafogocampeonato carioca 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG