Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Órgão regulador do futebol proíbe cachecol celebrizado por Tévez

Decisão foi anunciada neste sábado, em congresso da International Board realizado no País de Gales

BBC |


 

Críticos dizem que jogadores têm usado muitos acessórios. O órgão responsável por estabelecer regras do futebol mundial, o International Football Association Board (IFAB), decidiu suspender o uso dos "snoods" - uma espécie de cachecol celebrizado pelo jogador argentino Carlos Tévez, da equipe do Manchester City.

A decisão foi anunciada neste sábado, durante o congresso da entidade, realizado na cidade brtiânica de Newport, no País de Gales. A medida passa a vigorar a partir do início de julho deste ano. Os "snoods" servem para aquecer o pescoço dos atletas durante disputas em dias frios. Mas a Fifa acredita que eles representam um risco para os jogadores, uma vez que poderiam provocar, em tese, o estrangulamento acidental de um jogador.

Neste sábado, durante a reunião do International Board, um órgão que existe há 125 anos, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que os "snoods" são perigosos e que podem até enforcar uma pessoa. Carlos Tévez lançou a moda dos cachecóis. Em seguida, outros jogadores do Manchester City começaram a usá-los.

Mas, em fevereiro deste ano, o ex-capitão da seleção da Inglaterra e atual treinador da equipe do Notts, Paul Ince, condenou os jogadores do futebol inglês que recorrem ao modelito. Saias ''Estou cansado de ver jogadores, mesmo quando a temperatura está amena, usarem malhas e essas coisas (os 'snoods') em volta do pescoço. Não está certo. Na minha época, e eu sei que estou soando como um velho, eram chuteiras pretas e brancas e só'', afirmou. ''Agora você tem os snoods, pessoas usando fones de ouvido quando estão dando entrevistas, o que eu considero desrespeitoso, chuteiras cor de rosa, chuteiras verdes, o que você pensar, eles têm. Daqui a pouco, vão estar usando saias'', comentou.

Em dezembro do ano passado, o treinador do Manchester United, Alex Ferguson, afirmou: ''Homens de verdade não usam 'snoods'''. Em seu perfil no microblog Twittter, o zagueiro da mesma equipe Rio Ferdinand endossou as palavras de seu técnico: ''Você não vai ver um jogador do Man Utd usando 'snood'''. 'Frouxos'.

Outro antigo ídolo do escrete de Manchester, o meio-campista Roy Keane, é um dos que acreditam que os cachecóis são mais um sinal de afetação dos jogadores atuais. ''Eles todos viraram frouxos. Não sei como eles conseguem se concentrar no jogo. É esquisito, é por esse caminho que o jogo está indo.''

Mas o treinador da equipe do Arsenal, Arsene Wenger, que conta com vários jogadores que usam o aquecedor de pescoço - entre eles um dos destaques do time, Samir Nasri -, defende o seu uso. Wenger afirmou que os atletas utilizam os "snoods" por recomendação da equipe médica do Arsenal.

Leia tudo sobre: inglaterrafutebol mundialtevez

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG