Equipe venceu o Avaí por 4 a 0 com um gol do atacante, que não atuava no torneio nacional desde 2000

O Flamengo estrou com goleada no Campeonato Brasileiro 2011. Mas, além da vitória por 4 a 0 sobre o Avaí , neste sábado, no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, a torcida da equipe carioca teve outro motivo para comemorar. O meia Ronaldinho Gaúcho , após 11 anos longe do torneio nacional, marcou um golaço e deu uma assistência decisiva para começar o campeonato com o pé direito.

Veja a classificação atualizada do Brasileirão

A goleada foi construída ainda no primeiro tempo, com gol do argentino Bottinelli . Na segunda etapa, o Avaí sentiu a falta de ritmo e entrosamento, já que poupou vários jogadores. Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Diego Maurício completaram a goleada para a festa da torcida presente.

Agora, na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Bahia , no próximo domingo, no estádio Pitaçu, em Salvador. Já o Avaí, que tem partida contra o Vasco na próxima quarta-feira, pela semifinal da Copa do Brasil, volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado, contra o Atlético-MG, na Ressacada.

null O jogo
O Flamengo estreou no Campeonato Brasileiro com uma equipe bem parecida com a que conquistou o Campeonato Carioca. Com dores no joelho, o lateral-direito Léo Moura segue fora da equipe. A única novidade foi a entrada de Egídio, que ganhou mais uma chance no lugar de Rodrigo Alvim.

Se o time carioca entrou em campo com força máxima, o Avaí deixou claro que a prioridade do clube é a partida da próxima quarta-feira, contra o Vasco, pela semifinal da Copa do Brasil. O ala Julinho, o meia Marquinhos, o atacante William e o volante Marcinho Guerreiro foram poupados pelo técnico Silas.

O Flamengo começou pressionando a saída de bola do Avaí e quase abriu o placar no primeiro ataque. Egídio roubou a bola na esquerda e tocou para Wanderley, que viu Thiago Neves entrando livre na área. O meia recebeu na direita, mas chutou por cima do gol de Renan, desperdiçando grande oportunidade. A resposta do Avaí só demorou um minuto. Romano fez bela jogada pela esquerda, passou por Willians e cruzou. A bola passou por toda área e Egídio afastou o perigo.

Flamengo bem pela esquerda
O Flamengo tinha mais posse de bola e atacava principalmente pelo lado esquerdo, com Egídio e Ronaldinho Gaúcho se movimentando e criando oportunidades. E justamente em uma tabela entre os dois, o Flamengo quase marcou o primeiro. Aos oito minutos, Egídio tocou na esquerda para Gaúcho, foi para a área e recebeu de volta. O giro sobre a marcação foi bem feito, mas o chute saiu por cima do gol.

Melhor na partida, o gol do Flamengo acabou saindo de maneira natural. Aos 28 minutos, Rafael Galhardo recebeu lançamento na direita, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para o meio da área. O zagueiro Bruno afastou errado e Bottinelli soltou a bomba de perna esquerda para marcar o primeiro gol do Flamengo no Brasileirão 2011 e abrir o placar no estádio Cláudio Moacyr.

Ronaldinho comemora com os companheiros após marcar contra o Avaí
Gazeta
Ronaldinho comemora com os companheiros após marcar contra o Avaí

Mesmo após o gol, o time carioca continuou melhor. O Avaí tinha dificuldades e errava muitos passes, mostrando falta de entrosamento. Sem ser pressionado na saída do bola, o Flamengo começou a administrar a vantagem e levou o jogo quase sem sustos para o intervalo. Quase porque aos 43 minutos, Rafael Coelho recebeu lindo passe de Acleison na falha da zaga do Flamengo. Cara a cara com o goleiro Felipe, o atacante tocou por cima dentro da pequena área, perdendo um gol incrível.

Avaí muda, mas Ronaldinho brilha e Thiago Neves 'mata' o jogo
Com menos posse de bola e em desvantagem no placar, o Avaí voltou para o segundo tempo com uma mudança. O técnico Silas tirou o ala Felipe para a entrada do meia Róbson, mudando o esquema tático do time para o 4-4-2. A troca não surtiu efeito. O colombiano Estrada, principal responsável pela armação do Avaí, era bem marcado e não conseguia criar as jogadas, fazendo com que o Flamengo continuasse dominando as ações ofensivas.

O goleiro do Avaí já havia sido exigido em chutes de Galhardo e Thiago Neves, mas aos 18 minutos, só pode olhar a bola balançar as redes. Ronaldinho Gaúcho recebeu no meio-campo, arrancou em direção ao ataque e, sem ser incomodado pela zaga do Avaí, chutou colocado, sem chances de defesa.

Seis minutos depois, Thiago Neves, que na última quinta-feira foi convocado para dois amistosos da seleção brasileira, fechou o placar. O meia lançou Wanderley, que invadiu a área e devolveu para o meia, livre, apenas empurrar para as redes, marcando o terceiro gol e garantindo a vitória para o time da casa.

No final, o técnico Luxemburgo ainda deu uma oportunidade para os jovens Negueba e Diego Maurício, que entraram nas vagas de Bottinelli e Wanderley, respectivamente. E Ronaldinho, que já havia feito um belo gol, voltou a se destacar, dando linda assistência para Diego Maurício dar números finais a goleada sobre o Avaí.

Veja imagens deste sábado pelas Séries A e B do Brasileirão:

FICHA TÉCNICA – FLAMENGO 4 x 0 AVAÍ
Local : Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé (RJ)
Data : 21 de maio de 2011, sábado
Horário : 18h30 (de Brasília)
Árbitro : André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes : Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (ambos de GO)
Cartões amarelos : Willians (Flamengo); Estrada (Avaí)

GOLS
Flamengo - Bottinelli, aos 28 minutos do primeiro tempo; Ronaldinho Gaúcho aos 18, Thiago Neves aos 24 minutos e Diego Maurício aos 42 minutos do segundo tempo.

FLAMENGO : Felipe, Rafael Galhardo, Welinton, David e Egídio; Willians (Fernando), Renato, Bottinelli (Negueba) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Wanderley (Diego Maurício)
Técnico : Vanderlei Luxemburgo

AVAÍ : Renan, Bruno Silva, Gustavo Bastos (Gustavo) e Cássio; Felipe (Robinho), Acleisson, Fabiano, Estrada e Romano; Fábio Santos (Maurício Alves) e Rafael Coelho
Técnico : Silas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.