Centroavante tinha se recusado a defender a seleção, mas jogou e ajudou o time a vencer Guiné-Bissau

O principal astro da emergente seleção togolesa, Emmanuel Adebayor, voltou a defender a equipe e acabou participando ativamente da vitória magra por 1 a 0 sobre Guiné-Bissau, nesta terça-feira, na cidade de Lomé. Dessa forma, Togo assegura sua participação na fase de grupos das eliminatórias africanas da Copa do Mundo de 2014 , que será realizada no Brasil.

Depois do empate por 1 a 1, em Bissau, na abertura dos playoffs, Togo prometeu vir com tudo para conseguir a classificação apenas um ano e meio depois de Adebayor ter se recusado a defender o time por conta de um atentado de um grupo separatista angolano, que acabou atingindo o ônibus que transportava a delegação do país durante a Copa das Nações Africanas em abril de 2010. Na ocasião, três pessoas foram mortas, entre elas um assessor de imprensa e um auxiliar técnico da seleção.

Dentro de campo, o time do técnico Didier Six dominou as ações durante todo o primeiro tempo depois de abrir o placar logo aos dois minutos com Serge Gakpe, jogador do Nantes, da França. Entretanto, a segunda etapa foi menos movimentada e Guiné-Bissau quem ameaçou a classificação togolesa com base na habilidade do camisa 7 Zezinho, que foi perigoso, mas não conseguiu mudar o placar.

Adebayor teve atuação destacada no início da partida, mas perdeu o fôlego e se tornou quase um meio-campista na segunda etapa. Feliz com o retorno, o jogador foi ovacionado pela torcida togolesa, que levou quase 10 mil pessoas ao estádio.

Com a classificação, Togo se junta ao grupo I, que já contava com Camarões e Líbia e também ganhou a presença da seleção da República Democrática do Congo, que goleou a Suazilândia por 5 a 1 e sacramentou a classificação.

Além desses dois confrontos, outros oito jogos deram início à primeira fase das eliminatórias africanas, sendo que todas as seleções na disputa tiveram que participar desta fase pelo posicionamento no ranking da Fifa. Ao final dos duelos de ida e volta, com onze times classificados, 40 equipes vão brigar pelas duas vagas do continente africano para a próxima Copa do Mundo.

Confira os resultados da primeira fase das Eliminatórias da Copa de 2014:

Suazilândia 1 x 5 República Democrática do Congo
Lesoto 1 x 2 Burundi
São Tomé e Príncipe 1 x 1 Congo
Seychelles 0 x 4 Quênia
Eritreia 1 x 3 Ruanda
Chade 1 x 0 Tanzânia
Guiné Equatorial 1 x 2 Madagascar
Comores 1 x 4 Moçambique
Djibuti 0 x 4 Namíbia
16/11 - Somália x Etiópia

Confira agora como ficaram as chaves das eliminatórias Africanas da Copa de 2014:

Grupo A
África do Sul
Botsuana
Republica Centro-Africana
Somália ou Etiópia

Grupo B
Tunísia
Cabo Verde
Serra Leoa
Guiné Equatorial

Grupo C
Costa do Marfim
Marrocos
Gâmbia
Tanzânia

Grupo D
Gana
Zâmbia
Sudão
Lesoto

Grupo E
Burkina Faso
Gabão
Níger
Congo

Grupo F
Nigéria
Malauí
Quênia
Namíbia

Grupo G
Egito
Guiné
Zimbábue
Moçambique

Grupo H
Argélia
Mali
Benin
Ruanda

Grupo I
Camarões
Líbia
Togo
República Democrática do Congo

Grupo J
Senegal
Uganda
Angola
Libéria

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.