Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Na volta à Copa do Brasil, São Paulo visita Paraíba, estado de pouca tradição

Depois de sete anos disputando a Libertadores, clube do Morumbi estreará no torneio nacional contra o Treze-PB; time tem histórico quase perfeito contra equipes do estado

Levi Guimarães, iG São Paulo |

Não vai ser dessa vez que Rogério Ceni jogará em Macapá. A CBF divulgou no final da tarde de quarta-feira a tabela da Copa do Brasil 2011 e a equipe paulista estreia, no dia 16 de fevereiro, contra o Treze, da Paraíba. Já o Trem, representante do Amapá, inicia a competição uma semana depois, contra o Náutico. E pela disposição da tabela, os times só se encontram caso ambos avancem até as semifinais.

Polêmicas à parte, o sorteio da competição colocou o São Paulo diante de um adversário de pouca tradição em seu retorno à Copa do Brasil depois de sete anos disputando a Copa Libertadores. Em nove participações no torneio, o Treze-PB foi eliminado seis vezes logo na rodada inicial. Duas vezes (em 1999 e 2007) passou pela primeira rodada e caiu na segunda. E na sua melhor participação, em 2005, chegou às quartas-de-final.

Mesmo com esse fraco desempenho, o Treze-PB é o time paraibano com melhor desempenho na história da Copa do Brasil, já que é o único que já avançou na competição. Considerando os números de todos os times do estado que já participaram do torneio, a situação é ainda pior. Foram 34 participações em 22 edições (desde 1999 o estado tem dois representantes) e 31 eliminações logo no primeiro confronto.

O desempenho do próprio São Paulo contra equipes paraibanas na Copa do Brasil chega perto da perfeição. Em duas das 11 vezes que participou do torneio, o clube cruzou com adversários do estado e sempre avançou com facilidade.

Na primeira vez que enfrentou um time paraibano, em 2001, o São Paulo venceu o Botafogo-PB por 1 a 0 fora de casa e não conseguiu evitar o jogo de volta. Mas, para compensar, goleou por 10 a 0 no Morumbi. No ano seguinte, contra o mesmo Treze-PB que enfrenta agora, sofreu uma derrota por 1 a 0 em Campina Grande, mas garantiu a classificação com outra goleada, por 4 a 1, na partida de volta.

Outro tabu favorável ao time paulista é o de jamais ter sido eliminado da Copa do Brasil na primeira rodada. Os piores desempenhos do clube no torneio foram em 1996 e 1997, quando caiu diante de Internacional e Vitória, respectivamente, na segunda rodada. Já a melhor participação aconteceu em 2000, com o vice-campeonato ao perder para o Cruzeiro na decisão.

Em 2011, diretoria, comissão técnica e jogadores não escondem que a Copa do Brasil será um dos principais objetivos da temporada. Afinal, além de ser um dos poucos títulos ainda não conquistados pelo São Paulo, a competição representa o caminho mais rápido para retornar à Libertadores em 2012.

Leia tudo sobre: copa do brasilfutebolsão paulo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG