Tamanho do texto

Caso o prazo não seja cumprido, a empresa privada que cuida da reforma terá que pagar R$ 100 mil por dia de atraso

O estádio do Mineirão , um dos palcos da Copa do Mundo de 2014 , está na terceira e última etapa das obras de modernização e deverá ser entregue no dia 21 de dezembro de 2012, conforme divulgou a Secopa (Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo). Essa fase é feita por meio de uma parceria público-privada e, no contrato entre o Governo e o parceiro privado, a Minas Arena, caso a obra não esteja concluída até a data limite, será cobrada uma multa é de R$ 100 mil por dia de atraso.

E MAIS:  Cruzeiro "menospreza" o Independência e quer Mineirão como casa

Obras no estádio do Mineirão
Divulgação
Obras no estádio do Mineirão

"A obra do Mineirão está em dia e vai ficar pronta na data marcada, 21 de dezembro de 2012, seis meses antes da Copa das Confederações que começa no em junho de 13. Isso é fundamental, porque o estádio simboliza a Copa e, de certa forma, dita o ritmo das demais obras. Minas estará 100% pronta para a Copa", disse Sergio Barroso, secretário da Secopa.

LEIA TAMBÉM:  Fifa faz primeira vistoria nas obras do Mineirão para Copa de 2014

Metade da obra do Mineirão já está pronta. Atualmente são 1.700 operários trabalhando no local, sendo cerca de 100 mulheres e de 20 detentos. 75% das peças para construção da esplanada já estão prontos, e 50% das peças já instaladas; três das quatro gruas previstas já foram instaladas. A montagem dos anéis de arquibancada inferior já começou e, em março, chegam as estruturas em aço da nova cobertura.

Depois de concluída a reforma, o Mineirão terá capacidade para 65 mil pessoas, já incluindo os 80 camarotes. Serão 2.500 vagas para carros, tribuna para quase três mil jornalistas, sete mil metros quadrados para comércio e cobertura que capta energia solar e transforma em elétrica capaz de abastecer 1.200 residências de médio porte.

Veja mais imagens das obras do Mineirão :