Tamanho do texto

Técnico do Flamengo diz que o CBJD atropela a Carta Magna ao coibir o direito de livre expressão

Alexandre Vidal/Fla Imagem
Luxemburgo conversa com a presidente Patrícia Amorim em treino da semana passada
A denúncia do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) contra o técnico Vanderlei Luxemburgo , por ofensas ao árbitro Péricles Bassols, fez o treinador do Flamengo aumentar o leque sobre a questão. Luxa questionou o CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), afirmando que, às vezes, o conjunto de leis desportivas se coloca acima da Constituição Federal.

Veja como está a classificação do Campeonato Brasileiro

“No Brasil, você pode falar mal do presidente da República, mas não pode criticar o presidente de uma entidade desportiva. A Constituição prevê a liberdade de expressão, mas o código do futebol não permite que você fale nada. Uma ofensa é punida até pela Justiça comum. Mas eu não o ofendi”, disse Luxemburgo.

O fato ocorreu no fim do empate por 1 a1 com o Botafogo , no Engenhão. Segundo Bassols, Luxemburgo o chamou de "ruim" e o acusou de só apitar faltas para um lado. O STJD resolveu julgar o treinador por ofensa. O caso vai a julgamento na segunda-feira. Luxa pode ser suspenso por até seis jogos e receber multa de R$ 100 mil.

“Não sei se devo ser julgado, mas vou lá. Só disse que ele era ruim. Ou alguém acha que ele apitou bem aquele jogo?”, questionou Luxemburgo. “O problema é que o árbitro também deveria ser julgado, mas ele já está apitando novamente no fim de semana seguinte”.

Luxemburgo já passou pelo banco dos réus este ano. No empate por 2 a2 com o Ceará , em Fortaleza, pela Copa do Brasil, foi advertido pelo STJD por ter invadido o campo no intervalo do jogo para retirar os jogadores de campo, então revoltados com o árbitro Sandro Meira Ricci.

Antes do julgamento, Luxemburgo precisa se preocupar com o jogo contra o São Paulo, domingo, às 16h, no Morumbi, pela 27ª rodada do Brasileiro. O técnico não contará com Leonardo Moura, suspenso, e Willians é dúvida , pois torceu o joelho esquerdo nesta sexta-feira.

Entre para a Torcida Virtual do Flamengo e diga se você concorda com Luxemburgo :

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.