Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Na estreia de Thiago Neves, Wanderley garante vitória do Flamengo

Atacante faz dois gols e time vence por 2 a 0 o Americano, que teve um jogador expulso no primeiro tempo

Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

Na expectativa pelo brilho das estrelas contratadas este ano, quem começa a encontrar o seu lugar na constelação rubro-negra é o atacante Wanderley. Nesta quarta-feira, data da estreia de Thiago Neves pelo Flamengo, ele entrou durante a parada técnica do primeiro tempo e marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Americano, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, garantindo a liderança do Grupo A da Taça Guanabara, com nove pontos. Agora, o próximo jogo é o clássico com o Vasco, domingo, no Engenhão.

O Flamengo atuou desde os 20 minutos do primeiro com um jogador a mais, depois da expulsão do atacante Felipe. Com isso, a expectativa era grande por uma boa estreia de Thiago Neves, que havia sido regularizado por volta das 14h desta quarta-feira na Federação do Rio. Com a camisa 7, ele pouco conseguiu fazer em campo.

A torcida se animou com a estreia de um dos principais reforços do time para 2011 e vive a ansiedade pelo primeiro jogo de Ronaldinho Gaúcho, que será no dia 2 de fevereiro, contra o Nova Iguaçu, no Engenhão. Thiago Neves sofreu com a forte marcação do adversário e a falta de ritmo.

nullEle até procurou o jogo, mas não conseguia parar em pé nos primeiros minutos, com dificuldade até mesmo para dominar a bola. A perseguição dos marcadores era intensa, não só com Thiago Neves. Em menos de cinco minutos, o zagueiro Elson e o atacante Felipe já haviam recebido cartão amarelo por faltas violentas em Willians.

A primeira chance aconteceu apenas aos 11 minutos. Willians fez boa jogada pela direita e cruzou para Thiago Neves, que tentou o voleio, mas pegou mal na bola e o goleiro Jefferson defendeu com facilidade. Depois, quem assustou foi o Americano. Gustavinho teve a chance de marcar de cabeça, mas errou na hora de finalizar. Na sobra, Wellington tentou o chute, mas a zaga do Flamengo desviou.

O jogo mudou quando Felipe recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, justamente, aos 19 minutos. O técnico Vanderlei Luxemburgo tirou Egídio e colocou o atacante Wanderley em campo, passando Renato para a lateral esquerda.

Mesmo com um jogador a menos, o Americano era perigoso nos contra-ataques. Mas o Flamengo poderia ter feito o gol no primeiro tempo. Thiago Neves tentou um chute de longe, aos 27, e Fernando, em tabela com Wanderley, perdeu uma chance incrível, por preciosismo, dentro da pequena área, ao retardar o chute e tentar mais um drible, aos 38.

null“O campo é pequeno, o time deles está marcando forte. Estamos com um jogador a mais e precisamos trabalhar melhor a bola. Jogamos muito por dentro. Precisamos abrir o campo”, afirmou o estreante Thiago Neves.

O Flamengo continuou lento no segundo tempo. O técnico Vanderlei Luxemburgo mostrou muita irritação com o time, exigindo, do banco de reservas, mas movimentação e um toque de bola mais rápido. Os jogadores do meio não conseguiam encontrar espaços na defesa do Americano.

As oportunidades de gol foram escassas no jogo. Aos seis minutos, Vander tabelou com Willians e arriscou um chute de fora da área, mas a bola subiu. Thiago Neves começou a voltar mais para procurar jogo e tentar levar o time ao ataque com mais velocidade, mas também não teve sucesso. Os melhores ataques aconteceram sempre pelo lado esquerdo com Renato.

Com 16 minutos de jogo no segundo tempo, Luxemburgo decidiu mudar. Ele colocou Fierro e Marquinhos em campo e tirou Fernando e Thiago Neves, que saiu de campo aplaudido pelos torcedores em Macaé.
Apesar das mudanças, o time continuou jogando mal. Mas num cruzamento de Marquinhos, Carlão e Wellington se enrolaram, Jefferson Capixaba tentou salvar, mas Wanderley, na raça, entrou de carrinho e empurrou a bola para dentro do gol, aos 23 minutos, acabando com o sofrimento.

Depois, o Flamengo aproveitou o desequilíbrio do Americano para aumentar a vantagem. Vander sofreu falta e cobrou rápido para Renato tocar para o meio da área e Wanderley empurrar para rede, aos 26, marcando o seu terceiro gol com a camisa do clube em dois jogos no Campeonato Carioca. Contratado sob forte desconfiança, o atacante começa a aparecer como um amuleto de Vanderlei Luxemburgo neste começo de temporada.

FICHA TÉCNICA – FLAMENGO 2 x 0 AMERICANO

Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé
Data: 26 de janeiro de 2011, quarta-feira
Horário: 19h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazonne e Diogo Carvalho Silva (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Leonardo Moura (Fla), Diego e Elson (Americano)
Cartão vermelho: Felipe (Americano)

GOLS:
FLAMENGO: Wanderley, aos 23 e 26 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David e Egídio (Wanderley); Fernando (Fierro), Willians, Thiago Neves (Marquinhos), Vander e Renato; Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

AMERICANO: Jefferson, Elson, Carlão e Jefferson Capixaba; Catatau, Índio, Renan, Wellington e Gustavinho (Willian); Felipe e Diego (Wandinho). Técnico: Paulo Marcos

Leia tudo sobre: flamengocampeonato carioca 2011americanowanderley

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG