Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Mesmo com má atuação, Grêmio segura empate com o Liverpool

Equipe de Porto Alegre ficou no 2 a 2, na estreia na Libertadores e leva vantagem para o Olímpico

iG Porto Alegre |

O resultado foi bom, mas a atuação... Não fossem os inúmeros erros defensivos e de conclusões e o Grêmio teria melhor sorte ao enfrentar o Liverpool, na noite desta quarta-feira, em Montevidéu. Aos equívocos, porém, somaram-se o nervosismo da estreia na Libertadores e o cansaço no segundo tempo e o 2 a 2 ficou de bom tamanho.

Para ingressar no Grupo 2 do torneio sul-americano, o time brasileiro pode empatar sem gols ou em 1 a 1 no jogo de volta, dia 2, no Olímpico. Vitória, claro, o mantém na disputa pelo tri. O Liverpool precisa ganhar ou empatar a partir de 3 a 3. Novo 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis.


O jogo

Sob os cânticos da sua torcida, em bom número no Centenário, o Grêmio começou ditando o ritmo da partida. Renato Gaúcho escalou Junior Viçosa na vaga de Jonas – Vinícius Pacheco era a outra opção – e manteve o esquema tático 4-4-2. Foi fundamental para a forma de atuar da equipe dar resultado.

Ao manter a posse de bola, o time brasileiro encurralou o uruguaio que, apesar de estar atuando em casa, não passava ao campo de ataque. Aos seis minutos, a superioridade gremista se transformou em gol. Douglas bateu escanteio, André Lima subiu mais alto do que o goleiro Matías Castro e cabeceou no travessão. A bola voltou, bateu no camisa 1 e entrou: 1 a 0.

O que parecia ser o prenúncio de uma goleada virou uma sucessão de erros. Especialmente dos goleiros. Aos oito minutos, Franco bateu uma falta despretensiosa. Da intermediária. A bola viajou, viajou, viajou e encontrou Victor mal colocado. Adiantado. Ele tentou recuar, mas levou um frango: 1 a 1.

O Grêmio sentiu o gol. A equipe, com seis estreantes no torneio sul-americano, ficou nervosa. Os laterais não conseguiam atacar, Lúcio tampouco auxiliava Douglas na armação das jogadas e o time de Renato era previsível e facilmente marcado. Então, a sorte sorriu.

Douglas cobrou falta, aos 13, a bola viajou, viajou e viajou, não tocou em ninguém, venceu o goleiro Matías Castro e entrou. A vantagem no placar durou 11 minutos pois a zaga gremista não marcou Guevara e o atacante do Liverpool cabeceou cobrança de escanteio para voltar a empatar. Gilson e Victor ficaram se olhando, e a bola entrou.

“Renato vai dar bronca em todo mundo! Não podemos errar tanto”, diagnosticou André Lima no intervalo.

O chamado aconteceu, mas não resolveu os problemas do time. À exceção de uma bola na trave de Lúcio, o Grêmio nada mais produziu. Douglas foi figura apagada. O time mostrou cansaço no segundo tempo.

O pior não aconteceu pois o Liverpool é uma time com muitas deficiências. Mesmo assim, Franco quase deu a vitória ao cabecear a bola por cima do gol de Victor. Melhor para o Grêmio que terá uma semana para melhorar e continuar na Libertadores.

Antes, há o Gre-Nal pelo Campeonato Gaúcho. Renato deve escalar os reservas no domingo preservando os titulares.


FICHA TÉCNICA
LIVERPOOL-URU 2 X 2 GRÊMIO

Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
Data: 26 de janeiro de 2011, quarta-feira
Horário: 22h (Horário de Brasília)
Árbitro: Carlos Torres (Paraguai)
Assistentes: Cesar Franco e Darío Gaona (ambos do Paraguai)
Cartões amarelos: Macchi, Mota, Blanes e Alfaro (Liverpool) e Paulão, Rafael Marques, André Lima, Gilson (Grêmio)
GOLS:
GRÊMIO:
André Lima, aos seis minutos, e Douglas, aos 13 minutos do primeiro tempo.
LIVERPOOL: Franco, aos oito minutos, e Guavra, aos 24 minutos do primeiro tempo.

LIVERPOOL: Matías Castro; Mota, Juan Álvarez, Hugo Souza e Maximiliano Montero; Carlos Macchi, Mauricio Felipe, Hernán Figueredo (Silvera) e Maureen Franco (Figueroa); Guevara (Blanes) e Emiliano Alfaro. Técnico: Eduardo Favaro

GRÊMIO: Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Gilson (Diego Clementino); Fábio Rochemback, Vilson, Lúcio e Douglas; Júnior Viçosa (Vinícius Pacheco) e André Lima (Lins). Técnico: Renato Gaúcho
 

Leia tudo sobre: GrêmioLibertadores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG