Desde 2002, quando ainda existia o mata-mata no Brasileirão, o time não vence suas duas primeiras partidas

Casemiro e Lucas comandam o São Paulo, que tenta quebrar o tabu que dura desde 2002
Gazeta Press
Casemiro e Lucas comandam o São Paulo, que tenta quebrar o tabu que dura desde 2002
Uma vitória sobre o Figueirense , neste sábado à noite , vai significar muito mais do que os três pontos para o São Paulo . O triunfo pode também colocar fim a um tabu que dura desde 2002, já que nunca na história dos pontos corridos do Brasileirão o time do Morumbi venceu suas duas primeiras partidas.

Siga o iG São Paulo no Twitter e receba as informações do time do Morumbi

Naquela ocasião, quando ainda existia a fase de mata-mata, o time estreou com vitória sobre o Paysandu - 4 a 2 -, e depois venceu o Gama, fora de casa, por 1 a 0. O São Paulo ainda chegou a vencer sua 3ª partida, 3 a 2 sobre o Paraná , mas perdeu o duelo seguinte para o Juventude (1 a 0, em casa).

Entre para a Torcida Virtual do São Paulo e convide seus amigos

Depois de 2003, quando finalmente a CBF instituiu a fórmula dos pontos corridos na competição, o São Paulo não conseguiu emplacar duas vitórias nos dois primeiros jogos. Neste ano, a equipe iniciou sua campanha com empate por 2 a 2 contra o Juventude.

Em 2004, a equipe bateu o Atlético-PR na estreia, mas depois ficou no empate com o Criciúma , em Santa Catarina. Um ano mais tarde, derrota logo no primeiro jogo, contra o Fluminense . Já em 2006, a equipe começou o torneio batendo o Flamengo , mas na segunda partida perdeu para o Fortaleza, no Ceará.

A estreia em 2007 foi vitoriosa, 2 a 0 sobre o Goiás , no Morumbi. Depois, porém, derrota diante do Náutico, em Recife. Os anos de 2008 e 2009 começaram com derrotas para Grêmio e Fluminense, respectivamente. No ano passado, o São Paulo abriu o Brasileirão empatando com o Flamengo, no Rio de Janeiro.

Se por um lado o clube busca quebrar essa marca negativa, por outro tentará manter uma bastante positiva: o São Paulo é o melhor mandante da Era dos pontos corridos. Desde 2003, diante de sua torcida, o time jogou 162 vezes, tendo conquistado 103 vitórias, com 36 empates e 23 derrotas - aproveitamento de 70,9%. A equipe, inclusive, é a única que passou de 100 triunfos em casa.

O segundo colocado neste quesito é o Internacional , que venceu 98 partidas como mandante, um desempenho de 68% em casa.

Veja abaixo o desempenho do São Paulo como mandante desde 2003 :

Morumbi
156 jogos, 100 vitórias, 34 empates e 22 derrotas

Arena Barueri
3 jogos, 2 vitórias e 1 derrota

Pacaembu
1 jogo, 1 empate

Santa Cruz (Ribeirão Preto)
1 jogo, 1 empate

Teixeirão (São José do Rio Preto)
1 jogo, 1 vitória

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.