Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Melhor como centroavante, Ronaldinho comanda o Fla contra o Bangu

Com números superiores em relação aos jogos como meia, craque volta a atuar na posição nesta quinta-feira

Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

Depois de aproveitar o Carnaval, Ronaldinho Gaúcho volta a campo nesta quinta-feira para fazer seu oitavo jogo com a camisa do Flamengo. Às 19h30 (horário de Brasília), no estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, ele terá o Bangu pela frente, pela segunda rodada da Taça Rio. Novamente escalado como centroavante, já ostenta o status de artilheiro do time na temporada, com quatro gols, ao lado de Deivid e Wanderley.

O técnico Vanderlei Luxemburgo vai usar pela terceira vez consecutiva a formação. Nas outras duas, o Flamengo venceu o Boavista por 1 a 0 na final da Taça Guanabara e largou com uma vitória por 3 a 2 sobre o Olaria na Taça Rio. Ronaldinho Gaúcho marcou um gol em cada jogo, mas seus números como centroavante vão além das redes e mostram que seu desempenho cresceu em relação aos jogos em que atuou como armador.

“Meu time foi campeão da Taça Guanabara, está invicto na temporada, mas a discussão continua sendo a posição do Ronaldinho Gaúcho. Mas isso não me preocupa. Também questionaram o Zagallo em 1970, quando ele escalou o Tostão como centroavante”, comentou Luxemburgo.

Segundo dados do Foostats, além da média de um gol por jogo como atacante superar a de 0,4 nos cinco jogos como meia, Ronaldinho teve mais posse de bola (média de 1min25s contra 1min14s), finalizou mais (4,5 por jogo contra 3,4), perdeu menos vezes a bola (4,5 contra 7,8 de média) e foi mais eficiente nos dribles (75% de acerto contra 54%). A favor do craque como armador, apenas o percentual de passes errados (16,3% contra 25,4%).

Vipcomm
Luxemburgo não gosta de ser questionado sobre a posição em que vem escalando Ronaldinho Gaúcho
Vale lembrar que, contra o Murici-AL, pela Copa do Brasil, Ronaldinho começou o jogo como armador. Mas, no segundo tempo, com o jogo ainda empatado em 0 a 0, ele foi atuar como centroavante e abriu o placar na vitória por 3 a 0, com uma cabeçada na pequena área.

Para o jogo contra o Bangu, Luxemburgo ainda não poderá contar com Deivid, afastado para recuperar sua melhor forma física. Ele já deve estar à disposição do treinador para o Fla-Flu, domingo, no Engenhão. Outro nome para a posição, Wanderley ficará no banco de reservas nesta quinta-feira.

A única mudança em relação ao último jogo será a entrada de Ronaldo Angelim. Ele vai substituir o titular David, expulso na vitória sobre o Olaria. O argentino Bottinelli terá mais uma chance como titular. As revelações Negueba e Diego Maurício ainda esperam a oportunidade de iniciar um jogo.

Campeão da Taça Guanabara, referente ao primeiro turno do Campeonato Carioca, o Flamengo pode evitar uma decisão se vencer também a Taça Rio. Nesta fase, os times do Grupo A enfrentam os do B. Os dois melhores de cada Grupo se enfrentam nas semifinais.

FICHA TÉCNICA – BANGU X FLAMENGO

Local:
Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé-RJ
Data: 10 de março de 2011, quinta-feira
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ)
Assistentes: Vinicius Barone Pampurre e Marcelo Braz Mariano (ambos do RJ)

BANGU: Thiago Leal, China, Padilha, Abílio e Fabiano; Joziel, André Barreto, Thiago Galhardo e Ricardinho; Pipico e Charles Chad Técnico: Gabriel Vieira

FLAMENGO: Felipe,Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Thiago Neves e Bottinelli; Ronaldinho Gaúcho Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG