Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Marta e Neymar representam o Brasil no prêmio da Fifa

Jogadora busca a 6ª conquista como melhor do mundo, enquanto o atacante santista está na disputa pelo gol mais bonito de 2011

Mário André Monteiro, iG São Paulo |

Fernando Pilatos/Divulgação
Marta: brasileira é candidata, mas não é a favorita ao prêmio de melhor do mundo
Lá se vão quatro longos anos desde que um brasileiro foi eleito melhor jogador de futebol do mundo pela última vez. A honra coube a Kaká, em 2007. De lá para cá, o "país do futebol" não teve sequer um atleta entre os três melhores. E não será diferente na premiação dos melhores de 2011. É verdade que Marta disputa novamente o prêmio feminino, enquanto Neymar concorre a gol mais bonito. Mas é pouco para uma nação que elegeu oito vezes o melhor do mundo e domina com folga a premiação. A França tem três prêmios, contra dois de Argentina, Itália e Portugal.

E MAIS: Messi pode igualar Ronaldo e Zidane. Veja números e curiosidades

Enquanto Neymar não se credencia ao prêmio masculino, Marta defende a honra brasileira. Ela esteve presente em sete de dez edições do evento feminino, tendo vencido as últimas cinco eleições . Agora, porém, a camisa 10 da seleção brasileira não entra na disputa como favorita, já que teve um ano irregular. A japonesa Homare Sawa disponta como principal nome para levar o prêmio, graças ao título mundial de sua seleção. A outra candidata é a norte-americana Abby Wambach.

E a própria Marta sabe que dessa vez será difícil vencer as rivais. "Acho que a Sawa tem uma grande chance por ter sido decisiva na Copa do Mundo, na qual ela foi a artilheira e a melhor jogadora", disse a brasileira ao site da Fifa, sem perder as esperanças. "Não sei qual será o principal fator para a votação, mas eu adoraria ganhar novamente", completou.

Neymar  até apareceu entre os 23 finalistas ao prêmio de melhor do mundo, mas não conseguiu se meter entre Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo. Tem como consolo a disputa do prêmio Puskas por conta do gol anotado diante do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Concorre com Messi e Rooney a golaço de 2011.

Assista aos três gols indicados a mais belos do ano passado :

null

Outro motivo para Neymar festejar é que foi o primeiro atleta que atuou apenas no Brasil a aparecer na lista preliminar. Raí em 1993 (São Paulo e PSG), Juninho Paulista em 1995 (São Paulo e Middlesbrough), Romário em 1995 (Barcelona e Flamengo) e 1996 (Flamengo e Valencia) e Giovanni em 1996 (Santos e Barcelona) atuaram por clubes estrangeiros e brasileiros no mesmo ano de sua aparição entre os melhores do mundo.

Acesse a ficha técnica completa do atacante Neymar no iG Esporte

EFE
Daniel Alves ficou entre os 23 melhores
"Gostaria de agradecer à FIfa, France Football e a todos que votaram para minha inclusão na lista dos 23 melhores do mundo de 2011. É uma grande honra estar participando, é um sonho realizado, estou muito feliz. Quero agradecer a Deus, minha família, ao Santos e meus companheiros de clube, que sem eles eu não conseguiria essa indicação", disse o atacante santista na época em que a relação foi divulgada.

Neste ano, além de Neymar , outro brasileiro ficou entre os 23 jogadores: Daniel Alves , do Barcelona. Porém, os três finalistas escolhidos pela Fifa foram o argentino Lionel Messi e o espanhol Xavi, ambos também do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

Leia tudo sobre: Futebol MundialKakáMilanFifaBola de Ouro

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG