Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Marta é indicada pela Fifa ao prêmio de melhor do mundo

Atacante brasileira, que foi premiada entre 2006 e 2010, está entre as dez anunciadas nesta terça-feira como concorrentes ao Prêmio Bola de Ouro

AE |

selo

Getty Images
Marta pode ser eleita a melhor jogadora do mundo pelo sexto ano consecutivo
Marta está na luta para conquistar pelo sexto ano consecutivo o prêmio de melhor jogadora do mundo, dado pela Fifa. A atacante brasileira, que foi premiada entre 2006 e 2010, está entre as dez anunciadas nesta terça-feira como concorrentes ao Prêmio Bola de Ouro da Fifa de 2011.

Neste ano, Marta foi campeã da liga norte-americana de futebol pelo Western New York Flash, mas parou nas quartas de final do Mundial de Futebol Feminino com o Brasil. A jogadora foi a única brasileira selecionada a concorrer ao prêmio de melhor jogadora de 2011.

Na eleição de 2010, Marta superou as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj. Nenhuma delas está entre as dez indicadas. Kerstin Garefrekes é a única alemã entre as concorrentes. Já os Estados Unidos, que foram vice-campeões mundiais neste ano, dominam a lista com três jogadoras indicadas ao prêmio: a goleira Hope Solo e as atacantes Alex Morgan e Abby Wambach.

Campeão do Mundial neste ano, o Japão concorre com Aya Miyama e Homare Sawa, que foi artilheira e eleita a melhor jogadora do torneio, realizado na Alemanha. A França, que parou nas semifinais do Mundial, teve Sonia Bompastor e Louisa Nécib indicadas ao prêmio. A sueca Lotta Schelin também foi selecionada.

As dez jogadoras foram escolhidas pela Fifa e por jornalistas indicados pela revista France Football. Também foram revelados os dez concorrentes ao prêmio de técnico do ano. A premiação será disputada por Bruno Bini (seleção francesa), Leonardo Cuéllar (seleção mexicana), Thomas Dennerby (seleção sueca), Patrice Lair (Lyon), Maren Meinert (seleção alemã sub 20), Hope Powell (seleção inglesa), Norio Sasaki (seleção japonesa), Tom Sermanni (seleção australiana), Pia Sundhage (seleção norte-americana) e Jorge Vilda (espanhola sub 17).

Organizadores da premiação, a Fifa e a France Football vão anunciar os três finalistas de cada categoria do Prêmio Bola de Ouro da Fifa no dia 5 de dezembro. Na próxima terça-feira, serão revelados os dez candidatos ao prêmio de melhor jogador do ano e de melhor treinador de equipes de futebol masculino.

A votação do prêmio é feita por treinadores e capitães da seleções nacionais, além de jornalistas. Os vencedores serão anunciados em cerimônia marcada pela Fifa para o dia 9 de janeiro, em Zurique.

Leia tudo sobre: martaseleção brasileirafutebol femininofifa

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG