No primeiro duelo do Superclássico das Américas, somente três titulares tem idade para estar em Londres-2012
O lateral-direito Danilo (do Santos) e os atacantes Neymar (Santos) e Leandro Damião (Internacional) estarão ao lado de Ronaldinho Gaúcho , que pode até ser uma opção entre os três com mais de 23 anos que podem ir à Olimpíada , e de Renato Abreu, 33 anos, pela primeira vez convocado e grande surpresa no time titular . No banco ainda estarão outros seis jogadores com idade olímpica: o goleiro Rafael (Santos), o lateral-direito Mario Fernandes (do Grêmio), os volantes Casemiro (São Paulo) e Rômulo (Vasco), o meia Oscar (Inter) e o atacante Lucas (São Paulo).
Fred foi cortado por causa de lesão
“Temos nessa lista, nove jogadores com idade olímpica. Para que a gente mantenha a mesma ideia de coerência do trabalho. Continuamos pensando lá na frente. Continuamos querendo colocar os atletas que passaram pela sub 20. Já começamos com o Lucas e Neymar. Depois o Danilo, de forma isolada, e agora mais jogadores do título mundial”, disse Mano Menezes.
O problema de Mano para formar o time olímpico continua sendo a zaga. Dos quatro convocados para o jogo na Argentina, nenhum tem menos de 23 anos – desde agosto de 2010, quando o técnico fez a primeira convocação na seleção brasileira, somente um zagueiro com idade olímpica foi chamado, Breno, do Bayern de Munique. Neste momento é quase certo que um dos três acima dos 23 anos que irá a Londres é um zagueiro, provavelmente Thiago Silva, do Milan, ou até Lúcio, experiente capitão da seleção, de 33 anos e da Inter de Milão.
O Superclássico
Antigamente chamado de Copa Roca, em homenagem ao ex-presidente argentino Julio Roca
, o torneio foi um mano a mano entre Brasil e Argentina disputado irregularmente até 1976 – o Brasil venceu oito vezes e a Argentina quatro. Rebatizado em 2011 de Superclássico, foi marcado para as cidades de Córdoba, nesta quarta, e Belém do Pará, dia 28 de setembro, apenas com atletas que atuam dentro dos países.
O técnico argentino Alejandro Sabella preferiu chamar atletas experientes, como Riquelme e Verón, para saber com quem poderá contar para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 – a Argentina não está classificada para Londres-2012 e, portanto, não precisa treinar time sub 23. Riquelme e Verón, porém, acabaram cortados por causa de lesões.
FICHA TÉCNICA
ARGENTINA X BRASIL
Data
: 14 de setembro de 2011
Horário:
21h50 (de Brasília)
Local:
Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba (Argentina)
Árbitro:
Enrique Osseas Zencovich (Chile)
Auxiliares:
Patricio Basualto Vargas e Carlos Astroza Cárdenas (Chile)
Argentina:
Orion; Dominguez, Desabato, Ré; Canteros, Pillud, A. Fernandez, Zapata e Papa; Martínez e Boselli
Técnico
: Alejandro Sabella
Brasil:
Jefferson; Danilo, Rever, Dedé e Kléber; Ralf, Paulinho, Renato Abreu e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Leandro Damião
Técnico
: Mano Menezes