Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Mano Menezes convoca seis novidades para amistoso contra Alemanha

Três jogadores jamais tinham sido chamados para seleção: Ralf, do Corinthians, Dedé, do Vasco e Luiz Gustavo, do Bayern de Munique

Vicente Seda, iG Rio de Janeiro |

AE
Ralf marca Roger, do Cruzeiro, em partida válida pelo Brasileirão, neste domingo
Mano Menezes convocou nesta segunda-feira pela manhã, no Rio de Janeiro, 23 jogadores para o amistoso contra a Alemanha, dia 10 de agosto, em Stuttgart. Da seleção brasileira que disputou a Copa América da Argentina, em julho, são seis jogadores diferentes, sendo que três deles nunca vestiram a camisa da seleção brasileira: o zagueiro Dedé , 23 anos, do Vasco, e os volantes Ralf , 27 anos, do Corinthians, e Luís Gustavo , do Bayern de Munique – este último de 24 anos, revelado nas categorias de base do Corinthians de Alagoas e negociado garoto para o futebol alemão.

Além desses três,os meias Renato Augusto e Fernandinho, além do atacante Jonas, que não estiveram na Argentina, ganham mais uma chance com a camisa amarela. Daqueles que participaram do primeiro torneio oficial, ficaram de fora o volante Sandro, que está machucado, o meia Elano, o goleiro Jefferson, o lateral-esquerdo Adriano, o zagueiro Luisão e o meia Jadson.

Mano Menezes rebate Muricy Ramalho sobre santistas

A grande surpresa foi mesmo Luís Gustavo, nascido em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. mas que fez carreira no futebol alagoano. Do Corinthians de Maceió foi negociado para o Hoffenheim, da Alemanha, onde se destacou e acabou negociado no começo de 2011 com o Bayern de Munique. Em abril, em entrevista à imprensa de Munique, Luís Gustavo chegou até a cogitar tentar a nacionalidade alemã para defender a seleção local, algo que agora não será mais possível caso entre em campo pelo Brasil.

"O Luís Gustavo é um volante canhoto, que tem uma ótima saída de bola e um poder forte de marcação. Está se destacando na Alemanha, estamos acompanhando, e queremos vê-lo mais de perto", explicou o técnico Mano Menezes. Sobre Jonas, que retorna depois de participar do amistoso contra a Escócia, em março, o treinador explicou que pretende ganhar força ofensiva.

Técnica da seleção explica diferença de Brasil e Uruguai

"Tivemos volume (na Copa América), mas faltou aproximação dos dois homens de frente. O Jonas é uma tentativa de melhorar isso, um jogador que já testamos e quero observar de novo", disse Mano Menezes. Ele contou que convocou apenas um lateral-esquerdo porque Adriano, sua opção, só poderia se apresentar próximo ao jogo, a pedido do Barcelona. "O Daniel Alves pode jogar pela esquerda, caso necessário", disse Mano.

Mudanças

Mano fez questão de rechaçar qualquer ausência por causa das falhas nas cobranças de pênaltis no jogo que eliminou a seleção da Copa América, na partida contra o Paraguai. Três dos que falharam (Fred, Thiago Silva e André Santos) estão na lista, mas Elano, o primeiro a errar, ficou fora.

"Sem teorias de conspiração, por favor. O Elano não vinha sendo chamado antes, mas entendi que era preciso um jogador mais experiente para a Copa América, por isso ele foi chamado. Agora daremos chance a outros jogadores, mas não há relação nenhuma com a penalidade", afirmou.

São 23 convocados porque Lucas Leiva, do Liverpool, recebeu cartão vermelho na eliminação brasileira na Copa América para o Paraguai e a diretoria da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) consultou a Fifa para saber se o jogador precisa cumprir suspensão, já que a data é oficial da entidade.

Após o anúncio, Mano Menezes se reuniu com dois diretores da empresa que vai projetar o novo Centro de Treinamento da seleção brasileira. A obra será feita em um terreno na Barra, no Rio de Janeiro.

Confira abaixo a lista:

Goleiros:
Julio Cesar (Internazionale-ITA)
Victor (Grêmio)

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Maicon (Internazionale-ITA)
André Santos (Fenerbahçe-TUR)

Zagueiros:
David Luiz (Chelsea-ING)
Lucio (Internazionale-ITA)
Thiago Silva (Milan-ITA)
Dedé (Vasco)

Volantes:
Lucas Leiva (Liverpool-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
Luís Gustavo (Bayern de Munique-ALE)
Elias (Atlético de Madrid-ESP)
Ralf (Corinthians)

Meias
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen-ALE)
Fernandinho (Shakhtar Donetsk-UCR)

Atacantes
Alexandre Pato (Mian-ITA)
Robinho (Milan-ITA)
Neymar (Santos)
Fred (Fluminense)
Jonas (Valencia-ESP)

Leia tudo sobre: seleção brasileiraMano MenezesAlemanha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG