Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Mano Menezes: “Conto com o Robinho para a Copa América”

Técnico explica primeira ausência do atacante, bem como de Kaká, e diz que lista prioriza quem vai ao torneio continental

Vicente Seda, iG Rio de Janeiro |

O técnico Mano Menezes deixou Robinho fora da seleção brasileira pela primeira vez, na lista anunciada nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Fato também inédito foi a convocação do meia Lucas, do São Paulo, que teve destaque no Sul-Americano sub 20 disputado no Peru, em janeiro. Também são novas as presenças do atacante Jonas, ex-Grêmio e hoje no Valencia, da Espanha, e do volante Henrique, do Cruzeiro. Após um desempenho apagado contra a França, na derrota por 1 a 0 em Paris, em fevereiro, Mano promoveu a volta de Lúcio, Maicon e Elano, jogadores titulares na Copa do Mundo de 2010 e que são convocados pela primeira vez pelo treinador.

Como o amistoso contra a Escócia será em Londres, no dia 27 de março, Mano claramente priorizou os jogadores que estão na Europa. Foram apenas seis atletas que atuam no Brasil em uma lista de 24 atletas. O Santos é o único que perde dois jogadores, Neymar e Elano. São Paulo teve apenas Lucas convocado, Grêmio teve o goleiro Victor, Botafogo teve o também goleiro Jefferson e o Cruzeiro ficará sem Henrique a partir do dia 23, quando os jogadores que atuam no Brasil deverão viajar. Nos dias 24 e 25 a seleção treinará no estádio do Arsenal e, no dia 26, fará um treino de reconhecimento no Emirates Stadium, local da partida.

Confira os melhores trechos da entrevista coletiva de Mano Menezes:

Convocação com nomes que estiveram na Copa de 2010
“É uma convocação que vem seguindo esse critério que adotamos, que falamos lá atrás sobre essa ideia da proximidade com os jogadores que participaram da Copa. Já tive essa conversa com o Maicon e o Lúcio lá atrás. Henrique e Jonas são as novidades, com o Lucas, e de vez em quando vai aparecer um jogador que não fez parte ainda e vamos seguir essa linha. São três retornos. Voltam naturalmente, dentro da produção que estão tendo e da trajetória que tiveram”.

AFP
Robinho festeja gol do Milan sobre Chievo: atacante não pega Escócia, mas vai à Copa América

 

Ausência de Robinho
“A questão do Robinho é que ele fez parte de todas as convocações desde o início. Ele vem trabalhando muito, em determinados momentos ele precisa dar uma descansada. Conto com ele para a Copa América. É apenas uma oportunidade para ele se recuperar um pouco, nada especial”.

Lista voltada para a Copa América
“O que precisa ficar claro é o seguinte. Tem um planejamento macro que é para 2014 e em determinados momentos ele é dividido com prioridades. A prioridade agora é Copa América. Então estamos formando um grupo que, em sua maioria, vai disputar a Copa América na Argentina”.

nullPressão por não vencer há dois jogos
“Não sinto mais ou menos pressão em relação a um eventual resultado. Temos de trabalhar sempre para vencer, é a responsabilidade de quem dirige. Vejo o jogo contra a Escócia da mesma forma, não conseguimos vencer as duas últimas, mas jogamos com o mesmo objetivo”. O resultado faz parte de uma formação e não vamos abrir mão dele.

Dificuldade de afirmação do setor de criação
“Às vezes algumas posições demoram mais para se afirmar, acho isso super natural. Ali na frente teremos a primeira oportunidade oficial e teremos a oportunidade de mostrar o quanto conseguimos nos preparar nesse primeiro ano de trabalho”.

Presença de jogadores da seleção sub 20
“Nesse momento a prioridade é a Copa América. Temos falado desde o início que esse trabalho todo tem uma relação. Estou trazendo para a seleção principal dois dos principais destaques desta seleção. Estamos relacionando atitude com discurso. Acho importante para ter credibilidade e a confiança de que todos podem ter uma chance.

Despedida de Ronaldo
“O Ronaldo merece todo o respeito de todos. Vou abordar as questões com uma pitadinha de humor, mas com o respeito que ele merece. Estou pensando em fazer a preparação desse jogo em Itu, que sei que ele gosta muito”.

Mowa Press
Lucas comemora gol pela seleção sub 20
Convocação de Lucas, Jonas e Henrique
“Eu entendo e fico muito feliz que os jogadores estejam esperando a convocação, é um elogio para a seleção. Jonas, quando ainda estava no Grêmio, fazia um Brasileiro muito bom, estávamos pensando. Na última convocação ele estava saindo para o Valencia bem naquele período, merecia uma chance e agora estamos dando a ele. Henrique tem as características que a gente deseja para a posição, agora vamos ver como reage, se relaciona, a relação no dia a dia. Lucas se destacou bem pelo São Paulo, confirmou essa condição no sub 20, e está tendo a oportunidade”.

Convocação de Elano
“Ontem o Elano voltou a jogar pelo lado, penso que é onde ele rende mais, enxergo dessa maneira”.

Chances de Ronaldinho Gaúcho
“Sobre a questão do Ronaldinho, acho que ele vem evoluindo gradativamente com o Flamengo e acho que, se continuar assim, naturalmente ele vai ter oportunidade. Conversei com ele e sabe o que eu penso”.

Proposta do Santos por Ney Franco
“Primeiro aspecto que precisa ficar bem claro: a vida profissional do Ney pertence exclusivamente a ele, não à CBF, e muito menos a mim que sou funcionário como ele. Não vai haver possibilidade nenhuma de trabalhar parte na CBF, parte em qualquer outro lugar. Ele tem um cargo que vai além de técnico Sub-20 e toma muito o seu tempo. Gostaríamos muito que ficasse conosco pela sua competência, mas qualquer decisão pertence a ele, só ele pode responder”.

Desempenho no Sul-americano Sub-20
“As coisas estão funcionando bem, não só os resultados em si, mas a maneira como a seleção se comportou deixou a todos muito contentes. Isso é importante, essa filosofia de como as coisas têm de ser conduzidas, muito mais do que um resultado aqui ou ali. Descentralizar um pouco, tirar esse super poder de uma pessoa, é bom para o futebol da seleção brasileira. Repartir mais essas decisões cria uma discussão mais ampla sobre todas as questões, então a possibilidade de fazer um trabalho mais concreto aumenta muito”.

Getty Images
Kaká voltou a jogar e a marcar pelo Real Madrid, mas segue fora da seleção brasileira

Retorno de Kaká
“Eu tenho a expectativa de contar com ele, mas o que precisa ficar claro é que temos de encontrar alternativas confiáveis se essa expectativa não se confirmar. Eu não posso ficar aguardando uma situação que pode não acontecer. Tenho de me preparar o suficiente para, se algo não confirmar essas expectativas, nós tenhamos opções. Jogador desse nível você pode aguardar que a qualquer momento atenda a essa expectativa, mas depende exclusivamente dessa produção em campo”.

Mescla de jogadores veteranos e novatos
“A questão é bem objetiva. Temos uma boa geração e o meu papel no comando desse trabalho é achar esse equilíbrio exatamente para que não se coloque sobre ela uma responsabilidade exagerada sem estarem preparados para suportar essa carga. Não podemos abrir mão dos grandes jogadores que temos”.

O que esperar da Escócia
“A Escócia não é uma seleção fraca, fez um jogo com a Espanha, parelho. É uma seleção de força. Guardadas as proporcionalidades, deverão jogar fechados, da mesma forma do Irã. Com um atacante de referência, dois pontas pelos lados. Vão exigir bastante movimentação, criatividade e calma para movimentar a bola. É um adversário de força física, vai propor esse jogo e temos de ser inteligentes para não aceitar”.

Polêmica sobre convocação do goleiro Neto, ex-Atlético-PR
“Se não consegui ser claro, a gente colocou como terceiro goleiro sempre um goleiro com idade olímpica, porque o projeto foi dessa maneira. Então é para ficar claro, senão o torcedor pensa que todo mundo é sem vergonha, e eu não sou. O Neto foi vendido porque foi, não tive nada com isso. Jefferson, Victor e Júlio César também estão muito bem, procuramos não colocar todos dentro da mesma faixa etária. O Fábio pode estar, mas tenho as minhas convicções e o que vai me dirigir são elas. Não posso convocar por vocês, senão depois faço algo errado e não vão me perdoar”.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG