Tamanho do texto

Robinho deve voltar nesta quinta e treinador vai esperar Ganso. Ronaldo será chamado para a despedida

Robinho em ação contra a França, em fevereiro: atuação ruim
Getty Images
Robinho em ação contra a França, em fevereiro: atuação ruim
Mano Menezes convoca nesta quinta-feira (19 de maio), às 12h, no Rio de Janeiro, os jogadores que disputarão pela seleção brasileira os dois amistosos no Brasil em junho: dia 4, contra a Holanda em Goiânia, e dia 7, contra a Romênia, no Pacaembu, em São Paulo - este último jogo marcará a despedida do atacante Ronaldo . A lista servirá também como base para Copa América: pelo menos 90% dos convocados disputarão o torneio em julho, na Argentina.

“Teremos poucas surpresas, quase nenhuma. O trabalho vai seguir a linha que tivemos até aqui. Basicamente ainda precisamos encontrar alguns nomes. As oportunidades para que eles se afirmem serão essas, até porque não temos outros parâmetros confiáveis e significativos”, disse Mano Menezes.

Robinho deve retornar. Ele foi o capitão nas cinco primeiras partidas que o treinador comandou, mas não foi chamado para enfrentar a Escócia, em março. Oficialmente a explicação foi dar descanso ao atleta, mas a ausência causou estranheza . O restante da lista deve ser igual aquela para o confronto contra os escoceses - Ronaldinho Gaúcho e Kaká estão descartados. O Brasil volta a jogar em casa depois de 18 meses – a última vez foi em 14 de outubro de 2009, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul, no 0 a 0 contra a Venezuela, em Campo Grande (MS).

Mano tem um problemão para fechar lista pensando na Copa América (os convocados para a competição serão oficializados em 8 de junho): Paulo Henrique Ganso está machucado, com previsão de retorno para a última semana de junho, quando a seleção já estará a caminho da Argentina . Esperar ou não? Como ainda não encontrou um jogador para a função, Mano deve chamá-lo no dia 8 (a não ser que o departamento médico do Santos diga que o jogador não estará recuperado da lesão muscular até julho).

Ronaldo só vai enfrentar a Romênia. Mano ainda vai decidir se o levará para Goiânia ou se ele ficará treinando no CT do Corinthians (local que a seleção trabalhará em São Paulo). O técnico acha que a presença do ex-jogador não vai atrapalhar a preparação para a Copa América – ele atuará ao menos 45 minutos.

Buracos
Com goleiros, zagueiros e atacantes praticamente definidos, a seleção tem lacuna na lateral esquerda e no meio de campo. André Santos é nome certo, mas Marcelo se machucou nas duas vezes que foi chamado por Mano, o que irritou o treinador. Eles trocaram farpas via imprensa e o titular do Real Madrid pode ficar fora.

No meio, Mano deve apostar no jovem Lucas, apesar de o jogador estar inseguro . Elano, novidade contra a Escócia, foi bem e deve ser mantido. Lucas Leiva, Ramires, Sandro e Elias são nomes certos. No ataque, uma surpresa poderia ser Leandro Damião no lugar de Nilmar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.