Tamanho do texto

Pedro Paulo, para o time mineiro, e Rafael Coelho, para o catarinense, marcaram no jogo na Copa do Brasil

Mal nos respectivos campeonatos estaduais, Ipatinga e Avaí se enfrentaram nesta quarta-feira, no Ipatingão, em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil. O placar final do embate de 1 a 1 não agradou nenhum dos dois lados, mas foi melhor para o Avaí, que com uma vitória simples no jogo de volta se classifica para as oitavas de final. Os gols da partida foram marcados por Pedro Paulo para o Ipatinga e Rafael Coelho para o Avaí.

O técnico Silas surpreendeu ao escalar o Avaí no esquema tático 3-6-1 com apenas o atacante Rafael Coelho jogando isolado na frente. Outra novidade na equipe catarinense foi a entrada do goleiro Renan, na vaga que era ocupada por Zé Carlos.

Na primeira fase da Copa do Brasil, o Ipatinga eliminou o Rio Branco-ES com duas vitórias 1 a 0 jogando no Espírito Santo e 3 a 0 atuando no Ipatingão. Já o Avaí superou o Vilhena, em Rondônia, a equipe do técnico Silas aplicou 3 a 0 fora de casa e eliminou o segundo confronto. Tigre e Leão voltam a se enfrentar no próximo dia 30, no estádio da Ressacada.

Lance do jogo no Vale do Aço mineiro pelo torneio nacional
Futura Press
Lance do jogo no Vale do Aço mineiro pelo torneio nacional

O jogo
O equilíbrio foi a tona dos primeiros minutos do duelo entre mineiros e catarinenses. Aos dois minutos o Avaí chegou com perigo, mas o Ipatinga deu a resposta no lance seguinte, com Alessandro, que chegou a marcar, mas o lance já estava parado pelo árbitro paulista Guilherme Cereta de Lima.

O Ipatinga, jogando em casa, partiu para cima do Avaí, que pressionado acabou recuando a marcação e dando espaços para equipe ipatinguense, mas o Ipatinga não conseguia finalizar com precisão. Errando muitos passes no meio-campo, as duas equipes pouco assustaram os goleiros.

O leão até que tentou com Julinho, que bateu de longe, de fora da área, mas a bola ficou fácil para a defesa de Raniere. Aos 12, o Avaí chegou ao ataque novamente, mas o cruzamento para Marquinhos saiu mal e a zaga cortou. Esboçando uma reação os catarinenses voltaram a levar perigo com Marquinhos Gabriel, que pressionou o goleiro do Ipatinga, roubou a bola, passou para Marquinhos Santos, que livre na área finalizou, mas a bola explodiu na trave.

Jogando nos contra-ataques, o Avaí passou a levar mais perigo do que o Ipatinga que teve a posse de bola, mas não conseguiu penetrar na defesa formada pelo técnico Silas. Aos 31, Marquinhos Gabriel bateu de fora da área, o goleiro espalmou, Rafael Coelho pegou a sobra e marcou, mas o atacante estava impedido. Aos 34, Renan não saiu para abafar a bola e Luizinho chegou para finalizar para o Ipatinga, mas bola saiu para a linha de fundo.

Em uma partida de baixo nível técnico, as duas equipes tentavam o gol, mas as defesas levaram a melhor no primeiro tempo. A última chance da primeira etapa, veio aos 43, com Chiquinho, que cobrou escanteio curto, e depois recebe novamente, o camisa 10 cruzou para a pequena área, mas Rafael Coelho aliviou o perigo.

Logo no começo do segundo tempo, Rafael Coelho deixou George Lucas na cara do gol, sem marcação, ele cabeceou fraco, na mão do goleiro. Aos sete minutos veio o gol do Ipatinga, o lateral esquerdo Marinho Donizete cruzou para área e o atacante Pedro Paulo desviou de cabeça, para abrir o placar para o time do Vale do Aço.

Com 15 minutos de jogo, o Ipatinga dominava a partida totalmente, o Avaí tentava chegar, mas não conseguiu encontrar espaços. Aos poucos a equipe catarinense começou a avançar suas linhas de defesa, na tentava de empatar o jogo. No final da partida, o time do técnico Silas conseguiu igualar o marcador.

Aos 43, Rafael Coelho entrou livre na pequena área e mandou para o fundo das redes, depois de receber passe de Willian. Agora, com esse gol fora de casa, uma vitória simples classifica o Leão para as oitavas de final.

FICHA TÉCNICA - IPATINGA 1 x 1 AVAÍ

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga
Data: 16 de março de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Vivente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos: (Ipatinga) Julio Terceiro (Avaí) Marquinhos Gabriel

Gols : IPATINGA: Pedro Paulo aos sete minutos do segundo tempo. AVAÍ: Rafael Coelho aos 43 minutos do segundo tempo

IPATINGA: Raniere; Luizinho, Eron, Max, Marinho Donizete; Leanderson (Leandro Brasília), Julio Terceiro, Rodrigo Antônio, Chiquinho (William Júnior); Alessandro e Thiago Santos (Pedro Paulo). Técnico: Guilherme Alves

AVAÍ: Renan; Émerson Nunes, Cássio, Leonardo; George Lucas (Gustavo), Marcinho Guerreiro (William), Diogo Orlando, Marquinhos, Julinho e Marquinhos Gabriel (Estrada); Rafael Coelho, Técnico: Silas