Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Maioria dos grandes clubes do Brasil financia organizadas

Dirigentes dão ingressos, descontos, ajudam em viagens ou tratamento privilegiado para os integrantes das facções

iG Esporte |

Ajudar as organizadas é praxe nos 12 clubes com maiores torcidas do Brasil. Seja com ingressos gratuitos, desconto, ajuda para transporte ou até preferência na compra de entradas para jogos fora de casa, os integrantes desses grupos se acostumaram a obter vantagens dos dirigentes das principais equipes do país. O iG apurou que a maioria dos 12 grandes do futebol brasileiro ajuda de alguma maneira suas organizadas.

VEJA TAMBÉM: Polícia fecha sedes da Gaviões e da Mancha e prende torcedores, após mortes


Santos, Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Fluminense admitem que doam ingressos aos torcedores. Durante um evento na Federação Paulista de Futebol em 2011, o presidente santista Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro defendeu a medida. “Damos ingressos, não dinheiro. Eles (integrantes das organizadas) são uns heróis. São pessoas de origem humilde, precisam de ajuda para seguir o time e apoiar sempre. Fizemos um acordo com eles, que se comprometeram a não agredir rivais”, afirmou.

AE
Membros da organizada Mancha Alviverde compareceram ao enterro de André Alves, morto na segunda
Já o diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa, afirma que a relação do clube com as organizadas é muito amistosa. “Procuramos facilitar a presença de torcedores em jogos fora de casa, quando temos permuta de ingressos com o outro time, por exemplo. Mas fazemos de tudo para que esses ingressos não sejam passados para cambistas. Claro que não temos controle do comportamento dos torcedores. No clássico contra o Atlético-MG na última rodada do Brasileirão, acabamos prejudicados por objetos atirados no gramado de torcedores que estavam no meio da torcida organizada. A organizada nos garantiu que não era nenhum membro, mas isso acaba acontecendo", diz o dirigente.

LEI MAIS: Federação Paulista proíbe Mancha Alviverde e Gaviões nos estádios


Outros clubes como Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Vasco da Gama e Atlético-MG afirmam que não dão dinheiro nem ingressos de graça para os integrantes de suas torcidas. Os clubes, entretanto, financiam as viagens para jogos fora de casa. No caso do Vasco, os integrantes das organizadas pagam meia-entrada nas partidas no estádio São Januário.

São Paulo e Botafogo dizem não manter relações com as torcidas organizadas.

Diretoria de torcidas
O Internacional conta com uma diretoria de relações com as torcidas. À frente do departamento desde janeiro de 2011, Luis Fernando Martins Oliveira, afirma que o clube tem um cadastro com nome, endereço e outros contatos de todos os torcedores beneficiados com entradas gratuitas.

“São mais de mil torcedores cadastrados. Existe um projeto no clube para cobrar uma mensalidade de R$ 22”, afirma o dirigente.

Após uma briga num amistoso no Beira-Rio, duas torcidas foram banidas do estádio. “Estamos negociando para que elas voltem agora em abril”, admite Oliveira.

CLUBE Dá ingressos paras as torcidas organizadas? Ajuda com transporte e outros incentivos?
PALMEIRAS  Não  Sim
CORINTHIANS Não, mas cede entradas de jogos fora de casa para as organizadas venderem.  Sim
SÃO PAULO Não Não
SANTOS Sim, mas não divulga o número  Sim
INTERNACIONAL  Sim, cerca de 800 entradas  Sim
GRÊMIO  Sim, menos de 200 ingresso, segundo o clube Sim
ATLÉTICO-MG Não Sim
CRUZEIRO  Sim, o número varia dependendo do jogo Sim
FLAMENGO Não, mas ajuda as organizadas com direito a meia-entrada em partidas no Rio de Janeiro e fora de casa.  Sim
FLUMINENSE Sim, mas não divulga o número Sim
VASCO DA GAMA  Não, mas os integrantes das organizadas têm direito a meia entrada em jogos no São Januário  Sim
BOTAFOGO  Não Não

 * reportagem de Bruno Winckler, Fred Machado, Gabriel Cardoso, Hector Werlang, Hilton Mattos, Paulo Passos, Renan Rodrigues e Victor Martins.

Leia tudo sobre: FlamengoGrêmioInternacionalFluminenseVascoBotafogoAtlético-MGCruzeiroSão PauloCorinthiansPalmeiras

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG