Time, que enfrenta o Coritiba, neste sábado, é o segundo na estatística na competição, atrás do São Paulo

Luxemburgo destaca importância da posse de bola
AE
Luxemburgo destaca importância da posse de bola
Durante um bom tempo no Campeonato Brasileiro, o Flamengo foi o time com mais posse de bola e número de passes certos. Recentemente, perdeu o posto para o São Paulo , mas está muito próximo do rival nas duas estatísticas. Não é por acaso. O técnico Vanderlei Luxemburgo insiste na importância de manter o controle do jogo para não permitir ao adversário ter o domínio das ações.

Entre para a Torcida Virtual do Flamengo e convide seus amigos

O São Paulo é o time com melhor média de posse de bola: 15min40s por jogo. O Flamengo perde por pouco: 15min37s. Nos passes certos, o time de Luxemburgo tem média de 359,5 por jogo, contra 359,8 do rival.

Os números são da Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad

"Não sou eu. O futebol que determina a importância da posse de bola. Aqui no Brasil, a gente elogia muito os times de fora. O Barcelona não é bom por marcar, mas por ter posse de bola. O grande time do Flamengo (1981) só tinha um marcador no meio, o Andrade, que não marcava ninguém. O time tinha posse de bola, quase 70% por jogo. Significa que você 70% de chances de ganhar”, explicou Luxemburgo.

Apesar de o Flamengo ter a posse de bola como principal característica, Luxemburgo destaca outras formas de jogar e não trata o futebol como ciência exata. Para ele, depende muito dos jogadores que se tem à disposição para armar um time.

“O São Paulo do Telê tinha um zagueiro como volante. Era o Adilson ou Ronaldão e depois o Pintado. Nem por isso deixou de ser fantástico. O Muricy no São Paulo privilegiava os três zagueiros, um esquema que eu não gosto, mas era forte ofensivamente. Na Copa América, o Uruguai marcava muito, mas chegava em velocidade. O Real Madrid joga o inverso do Barcelona, ligando rapidamente do meio para o ataque”, disse Luxemburgo.

Neste sábado, às 18h30, o Flamengo vai enfrentar o Coritiba , no Engenhão, pela 15 a rodada do Campeonato Brasileiro. O time é vice-líder da competição, com 30 pontos, um atrás do Corinthians , que tem um jogo a menos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.