Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Luxemburgo aponta erros na organização do Campeonato Brasileiro

Técnico do Flamengo considera alto o número de rebaixados e pede mais rodadas com jogos ao mesmo tempo

Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237859830960&_c_=MiGComponente_C

Desde 2003, a fórmula dos pontos corridos vem sendo utilizada no Campeonato Brasileiro com certa aceitação. Mas sofre um momento de questionamento, com as supostas entregadas e malas brancas. Para o técnico Vanderlei Luxemburgo, o problema não é esse. Ele enumera apenas alguns ajustes que poderiam melhorar a competição.

Bicampeão brasileiro nos pontos corridos, em 2003 com o Cruzeiro e 2004 com o Santos, Luxemburgo enxergou um erro no número de clubes rebaixados. Para ele, o ideal seria a queda de três times e não quatro. Coincidentemente, o treinador comanda o Flamengo, que luta para se manter na Série A.

"Quatro times caírem em 20 é muita coisa. Temos 12 grandes clubes e fica desproporcional. Três seria o ideal, pois significaria 15% e não 20% como é atualmente", explicou Luxemburgo, que tem em Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal, França e Alemanha sua base de argumentos.

Para diminuir a polêmica das entregadas e malas brancas, o técnico do Flamengo também tem uma solução. Na fórmula atual, os jogos das duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro são disputados ao mesmo tempo, com exceção de confrontos que nada valem como Grêmio Prudente x Internacional, pela rodada final, antecipado do dia 5 para o dia 2 de dezembro.

"Acho que o ideal seria ter as quatro últimas rodadas com jogos no mesmo horário. Nessa parte da competição, os resultados já têm influência direta na decisão do campeonato e um time não deve jogar antes do outro. Sei que é complicado para a televisão, mas tecnicamente seria melhor", comentou Luxemburgo.

O treinador viajou na noite desta quinta-feira com a delegação para Volta Redonda. O Flamengo joga domingo, às 17h, contra o Cruzeiro, no Estádio Raulino de Oliveira. Uma vitória livra o time do rebaixamento. O empate ou a derrota adia a decisão para a última rodada.

Leia tudo sobre: campeonato brasileiroflamengofutebol

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG