Técnico pede discussão do calendário e questiona o limite de 25 jogadores para a Copa Sul-Americana

Mal conseguiu a classificação para a fase internacional da Copa Sul-Americana, fato inédito para o Flamengo , o técnico Vanderlei Luxemburgo já começou a contabilizar a maratona que terá pela frente. Segundo ele, serão 12 jogos em 40 dias, ou seja, um intervalo de três dias para cada jogo. A preocupação é grande pelo estado físico de alguns jogadores e os questionamentos são sempre direcionados a quem administra o futebol do país e do continente.

Entre para a Torcida Virtual e convide seus amigos

“É preciso que muita coisa seja revista para todos ficarem satisfeitos e ninguém se machuque. Já imaginou se o Ronaldinho Gaúcho se machuca por causa do número de jogos e fica fora por 30 dias. Todo o investimento que foi feito, de quanto será o prejuízo. Não pode pensar apenas de um lado. Tem que ser todo mundo em conjunto para privilegiar o espetáculo. Se for pelo egoísmo, dança tudo”, disse o treinador.

iG Flamengo no Twitter: saiba tudo sobre seu time

Um dos questionamentos de Luxemburgo é com relação ao número de inscritos para a Copa Sul-Americana. Para ele, o número deveria ser maior do que os 25 atualmente permitidos. Esse seria um dos motivos da dificuldade dos treinadores e dos clubes em entender como priorizar uma competição.

“Não dá para jogar 16 jogos em julho, agosto e um pouquinho de setembro e ficar com semanas livres depois. A CBF precisa rever essas datas de jogos da seleção. É preciso fazer uma revisão do Campeonato Brasileiro. Os clubes estão investindo muito, a televisão está pagando mais”, comentou Luxemburgo.

A chance de utilizar outros jogadores, pelo menos, deixou o treinador satisfeito. Para ele, é importante que todos se sintam importantes. Assim, quando forem utilizados, estarão preparados adequadamente.

“Eles tiveram a oportunidade de mostrar que estão no elenco, que são peças importantes. Não temos apenas 11 jogadores. Na competição mais complicada, que é o Brasileiro, usamos nosso time principal. Na outra, sem abdicar dela, fazemos as mudanças necessárias”, explicou Luxemburgo.

O próximo jogo do Flamengo será contra o Vasco , domingo, às 16h, no Engenhão, pela 19 a rodada do Campeonato Brasileiro. O time está na vice-liderança, com 35 pontos, um a mais do que o rival. O líder é o Corinthians , com 37.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.