Atacante precisa repetir média de gols da primeira passagem pelo São Paulo para alcançar posição histórica

Anunciado na noite desta sexta-feira como reforço do São Paulo , o atacante Luis Fabiano já poderá voltar ao Brasil estabelecendo uma meta bastante ousada. Atualmente, o jogador é o 11º maior artilheiro da história do clube, com 118 gols. Com 30 anos e contrato assinado por quatro anos, ele teria tempo suficiente para superar os 242 marcados por Serginho Chulapa, atual líder do ranking de artilheiros são-paulinos.

Para marcar 125 vezes e superar Serginho, porém, Luis Fabiano terá algumas missões a alcançar. Primeiro, será preciso que o camisa 9 repita a ótima média de gols que obteve em sua primeira passagem pela equipe paulista. Entre 2001 e 2004, os 118 gols que ele contabiliza pelo São Paulo saíram em apenas 160 partidas, média de 0,74 por jogo.

Essa média é consideravalmente superior à que Luis Fabiano obteve desde que deixou o São Paulo para jogar na Europa. Depois de uma temporada no Porto, de Portugal, e seis no Sevilla, da Espanha, o atacante acumulou 110 gols em 249 jogos, média de “apenas” 0,44 por partida.

Além da média de gols, existe outro número que o jogador precisa praticamente repetir em relação à primeira passagem no São Paulo e melhorar em relação aos anos no futebol europeu: o de jogos por ano. Durante o tempo que defendeu o Sevilla, foram em média 38 jogos por temporada.

Assim, para chegar ao topo do ranking de artilheiros da história do São Paulo, Luis Fabiano precisa, além de recuperar a excepcional média de 0,74 gol por jogo, participar de pelo menos 170 jogos durante os quatro anos de contrato, 42,5 por ano.

Como chega com status de titular absoluto, o jogador dependerá apenas de suas condições físicas para superar esse número de partidas. Afinal, depois de disputar 13 partidas na atual temporada, o São Paulo ainda pode ter pela frente em 2011 mais 68 jogos.

Além de Serginho Chulapa, para se tornar o maior artilheiro da história são-paulina Luis Fabiano teria de superar outros nove jogadores.

Confira abaixo a lista dos maiores artilheiros da história do São Paulo:

Serginho Chulapa - 242 gols
Gino - 232 gols
Teixeirinha - 184 gols
França - 182 gols
Muller - 158 gols
Luizinho - 145 gols
Leônidas da Silva - 140 gols
Maurinho - 133 gols
Raí - 128 gols
Prado - 121 gols
Luís Fabiano - 118 gols

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.