Objeto ajudou a unificar as leis do esporte que começou a dominar a Grã-Bretanha a partir dos anos 1850

O mais antigo livro de regras do futebol foi leiloado na Inglaterra por uma quantia milionária. Publicado na década de 1850, o objeto foi arrematado na quinta-feira por 881.250 libras, aproximadamente R$ 2,2 milhões. O livro pertencia ao Sheffield FC, tradicional time fundado em 1857 e reconhecido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) como o primeiro clube da história.

Conhecido como "as leis de Sheffield", o livro foi publicado antes mesmo da fundação da Associação de Futebol da Inglaterra, em 1863. Ele ajudou a unificar as regras do futebol, esporte que começou a dominar a Grã-Bretanha a partir do meio do século XIX. Entre as regulamentações estipuladas na publicação estão o tiro-livre indireto, o escanteio e o travessão, além de leis sobre as faltas.

Com o dinheiro obtido no leilão da tradicional Sotheby's, o Sheffield - atualmente na quarta divisão inglesa - pretende dar início ao projeto de contrução de seu novo estádio. A atual casa do time, o Coach and Horses Ground, tem capacidade para 2 mil torcedores. O presidente do time comemorou o resultado do leilão.

Segundo
AP
Segundo "as leis de Sheffield", era permitido empurrar o adversário com as mãos, mas rasteira era falta
"Havia um grande interesse internacional (na venda do livro), refletindo o apelo global do jogo de futebol e sua impressionante evolução", comentou Richard Tims. "Estamos muito felizes com a venda dessa extraordinária peça da história do esporte, o que vai permitir ao Sheffield melhorar suas instalações e garantir o futuro da 'casa do futebol'".

*com agências

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.