Dupla de laterais fez sucesso no Flamengo, onde atuaram juntos por cinco anos e conquistaram cinco títulos

Leonardo Moura tem contrato até o fim de 2012 com o Flamengo
Vipcomm
Leonardo Moura tem contrato até o fim de 2012 com o Flamengo
Os laterais Leonardo Moura e Juan atuaram juntos por cinco temporadas no Flamengo . Eles conquistaram um tricampeonato carioca (2007/2008/2009), a Copa do Brasil de 2006 e o Campeonato Brasileiro de 2009 . Uma parceria de sucesso, que durante anos foi a principal arma do time, independentemente do treinador que estivesse no comando, e os levou até a seleção brasileira. No fim do ano passado, ela se desfez e nesta quarta-feira, pela primeira vez, serão adversários num jogo de futebol.

Os números são da Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad

Depois de deixar o Flamengo por falta de interesse do clube na renovação de seu contrato, que terminou em dezembro de 2010, Juan foi para o São Paulo, onde começou a carreira, e estará frente a frente com o ex-companheiro num duelo de laterais no Engenhão, às 21h50, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Leonardo Moura ainda tem contrato até o fim do ano que vem.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e convide seus amigos

Quando estava no Fluminense, em 2005, Juan não teve a chance de enfrentar Leonardo Moura, que havia sido contratado pelo Flamengo em junho depois de uma curta passagem pelo Braga, de Portugal. Os dois não estiveram em campo no clássico do dia 21 de setembro daquele ano, que terminou empatado em 2 a 2, válido pelo Campeonato Brasileiro.

Em 2011, ambos seguem como peças importantes no esquema de seus times. No duelo pessoal, há um equilíbrio nos números. Leonardo Moura vem sendo melhor nas assistências, finalizações, faltas recebidas, passes e posse de bola. Juan tem atuação mais consistente defensivamente, com média melhor em desarmes, além de fazer o papel do típico lateral, com mais cruzamentos e lançamentos no Campeonato Brasileiro. Há um empate técnico nos dribles.

Juan brinca com Marlos no treinamento do São Paulo
Vipcomm
Juan brinca com Marlos no treinamento do São Paulo

Os técnicos Vanderlei Luxemburgo e Paulo César Carpegiani confiam extremamente nos dois laterais, que já receberam várias premiações em suas vitoriosas carreiras, inclusive, o de melhores laterais do Brasileirão de 2008 – Leonardo Moura ainda recebeu a honraria em 2007. O esperado reencontro promete ser uma atração à parte no clássico nacional.

A disputa ainda é por uma melhor posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Depois de duas vitórias consecutivas, o Flamengo ocupa a sexta colocação, com 13 pontos, dois a menos do que o São Paulo, vice-líder, que perdeu seus dois últimos jogos. O primeiro colocado é o Corinthians, com 16 e um jogo a menos.

Estatística/média por jogo
Leonardo Moura
Juan
Assistências
0,4 0                      
Cruzamentos certos (total) 0 (0,2) 0,2 (3)
Desarmes 2 3,7
Dribles 1,8 1,5
Faltas cometidas 0,2 1,5
Faltas recebidas 2,6 0,8
Finalizações 1 0,2
Lançamentos certos (total) 0,8 (2) 1,3 (4,3)
Passes certos 56,8 44
Posse de bola 2min25s 1min42s

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.