Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Junto com desempenho de Elkeson, Botafogo cai no segundo turno

Jogador não marca desde a última partida do primeiro turno e aproveitamento da equipe também baixa

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

O atual momento do meia Elkeson e do Botafogo estão muito mais ligados do que se possa imaginar. Após um começo de Campeonato Brasileiro impressionante pela equipe carioca, o jogador foi até convocado para a seleção brasileira. Porém, na virada do primeiro para o segundo turno, o futebol do meia caiu de rendimento. Da mesma maneira, a equipe de General Severiano viu seu aproveitamento baixar das 19 primeiras rodadas para os 12 jogos disputados até agora, no returno.

Veja também: Botafogo segue em 3º no Brasileiro. Veja a tabela atualizada

Coincidentemente, o último gol de Elkeson pelo Botafogo aconteceu na última partida do primeiro turno, na virada de 2 a 1 sobre o Fluminense. Mas não foram apenas os gols que 'secaram'. Em vários atributos, os números do jogador apresentam queda.

Leia mais: De volta ao time titular, Alessandro admite pressão por vitória no Botafogo

A média de dribles corretos do meia na primeira metade do campeonato era de 3,2 por partida, contra 2,1 no returno. Nas finalizações certas, o número caiu de 1,5 por jogo para 0,6. Até mesmo os desarmes - onde o jogador surpreendia e aparecia com uma das melhores marcas da equipe -, caiu de 2,3 para 1,5 no segundo turno. Os números são da Footstats e estão disponíveis para iPhone e iPad.

Veja mais: Cruzeiro desafia poderio do Botafogo no Rio de Janeiro

AE
Elkeson marcou seu último gol pelo Botafogo na 19ª rodada
O mau momento acabou culminando com a saída de Elkeson da equipe titular, na derrota de 3 a 2 para o Avaí, no último sábado. Na véspera da partida, o técnico Caio Júnior apontou as várias mudanças na vida do jogador, que deixou o Vitória no primeiro semestre, assinou com o Botafogo e foi convocado para a seleção, como motivo para a queda de rendimento.

Leia também: Caio Júnior ataca o calendário e diz que Brasileiro é prioridade

"Tem que analisar que cada jogador tem uma história e sua personalidade. Aconteceu muita coisa com o Elkeson nesse período tanto no âmbito familiar, quanto no profissional e no pessoal. Realmente, ele precisa melhorar, mas estamos trabalhando para isso. Tenho confiança que ele pode fazer grandes jogos", declarou Caio Júnior.

Veja mais: Montillo sobre Abreu: "Aposto no Victorino, se não estamos f..."

Após a última partida, quando o time carioca foi goleado e eliminado da Copa Sul-Americana pelo Santa Fé, o jogador se 'salvou'. A atuação foi elogiada pelo técnico Caio Júnior, que considerou a melhor partida de Elkeson com a camisa do Botafogo. O treinador também pediu que o jogador repita a última atuação contra o Cruzeiro, no próximo sábado.

"O Elkeson teve a melhor atuação dele pelo Botafogo. Se ele jogar como jogou hoje, temos grandes chances contra o Cruzeiro, no sábado. Vamos em busca primeiro da classificação e depois do título", disse o treinador do Botafogo.

Botafogo também cai
A dúvida filosófica que atinge o torcedor botafoguense é se o Botafogo teve uma baixa em seu aproveitamento com a queda do meia, ou se a má fase do meia é culpa do mau momento da equipe carioca. Fato é que assim como Elkeson, o time carioca também piorou no segundo turno.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Na primeira metade do campeonato, o Botafogo conquistou 10 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, aproveitamento de 59%. Já no returno, foram cinco vitórias, três empates e quatro derrotas, aproveitamento de 50% dos pontos. Curiosamente, ao final da 19ª rodada, o Botafogo era o quinto colocado, enquanto agora é o terceiro. A subida na tabela tem explicação. São Paulo e Flamengo, que estavam na frente dos comandados de Caio Júnior, tiveram uma queda de rendimento ainda maior, caindo para sexto e quarto, respectivamente.

Atributos de Elkeson Média no 1° turno Média no 2º turno
Finalizações certas 1,5 0,6
Cruzamentos certos 1,1 0,9
desarmes certos 2,3 1,5
dribles certos 3,2 2,1

 Entre para a Torcida Virtual do Botafogo e comente a atual fase de Elkeson

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG