Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Jornalista britânico que investiga Fifa vê interesses por trás do Fielzão

Autor do livro "Jogo Sujo" disse que "para se fazer dinheiro, é preciso que seja construído um novo estádio"

Gazeta |

O britânico Andrew Jennings, jornalista que investiga irregularidades na Fifa, está no Brasil para divulgar o livro "Jogo Sujo - O mundo secreto da Fifa: compra de votos e escândalo de ingressos". Neste domingo, ele participou do programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, e deu sua opinião sobre a escolha do futuro estádio do Corinthians para receber a abertura da Copa-2014.

Jennings, que trabalha para a BBC, acredita que o Morumbi não foi preterido por critérios técnicos. Para ele, o estádio tricolor perdeu espaço para uma arena que ainda precisa ser construída para que a ganância dos dirigentes seja alimentada com atitudes ilícitas relacionadas às obras.

"Na construção de estádios para Copas do Mundo, existe um acordo entre as autoridades e os construtores", apontou. "Para se fazer dinheiro, é preciso que seja construído um novo estádio".

O Morumbi foi descartado pela Fifa, em conjunto com a CBF, no meio de 2010. A falta de garantias financeiras para a realização das obras exigidas foi o motivo alegado.

Na última quarta-feira, o projeto da Prefeitura de São Paulo que oferece R$ 420 milhões em incentivos fiscais para a construção do "Fielzão" foi aprovado em primeira votação.

Jennings faz inúmeras críticas a Joseph Blatter, presidente da Fifa, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e João Havelange, ex-presidente da Fifa que ainda tem voz ativa na entidade. "O Brasil precisa deixar de ser comandado por Ricardo Teixeira. A notícia boa é que todo império um dia chega ao fim", acrescentou.

Na terça-feira, às 19h30 (de Brasília), o jornalista estará disponível para um bate-papo sobre seu livro e distribuirá autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, em São Paulo.

Leia tudo sobre: Andrew Jenningsfielzãocopa 2014

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG