Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Japão desiste de participar da Copa América

Por causa de desastre natural, país asiático não participará do torneio que começa em julho, na Argentina

Agência Estado |

O Japão anunciou nesta segunda-feira que não irá participar da Copa América, em julho, na Argentina, por conta dos efeitos do terremoto, seguido por um tsunami, que atingiu o país em março. "A prioridade nestes momentos é seguir salvando vidas e reconstruir o país após o terremoto e o tsunami de 11 de março passado", explicou o presidente da Associação de Futebol Japonês, Junji Ogura, após reunião com autoridades da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

"Depois de ter a decisão oficial do Japão, consultaremos Julio Grondona, presidente da Associação de Futebol Argentino, e os demais dirigentes das associações sul-americanas para analisar o que fazer com a vaga disponível", disse o presidente da Conmebol, o paraguaio Nicolás Leoz.

O Japão, que participou como convidado da Copa América de 1999, realizada no Paraguai, integraria o Grupo 1 com Argentina, Bolívia e Colômbia. A Copa América começará a ser disputada no dia 1º de julho e o Brasil está no Grupo B ao lado de Paraguai, Equador e Venezuela.

Nestor Benítez, porta-voz da Conmebol, revelou que outro país poderá ser convidado para ocupar a vaga do Japão. "Costa Rica havia solicitado anteriormente sua participação e também o Canadá mostrou interesse em jogar a Copa América, mas a Conmebol tomará uma decisão final por consenso de todos os seus membros".

"Em 23 de abril vamos reiniciar o campeonato do meu país, mas muitos clubes têm sua infraestrutura danificada, especialmente no norte [do Japão]. Lamentamos esta desistência porque graças à nossa aproximação esportiva com a América do Sul avançamos muito no nosso futebol, prova disso é que somos os atuais campeões da Ásia", indicou Ogura. "Além disso, temos problemas para contar com todas nossas figuras jogando em outros países e pensamos já em por nossa atenção na preparação da equipe que nos representará nos Jogos Olímpicos de Londres", completou.

Leoz garantiu que a desistência não fechará as portas para o Japão e já convidou o país a participar da Copa América de 2015, que será realizada no Brasil. "De todos os modos, a Conmebol estende ao Japão outro convite para disputar a Copa América de 2015 no Brasil", disse.

Leia tudo sobre: futebol mundialjapãocopa america 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG